SMAS Sintra

Recolha seletiva de biorresíduos avança em Sintra
Recolha seletiva de biorresíduos avança em Sintra
Resíduos alimentares recolhidos serão transformados em composto para a agricultura ou em energia
O município de Sintra avançou, esta segunda-feira,19 de outubro, com a recolha seletiva de resíduos alimentares. O novo sistema de recolha seletiva vai abranger 4752 fogos habitacionais, nas zonas piloto de A-dos-Francos, Albarraque, Bairro da Felosa, Bairro da Tabaqueira, Cabra Figa (de Baixo), Casal do Marmelo, Covas, Manique de Cima, Moncorvo de Baixo, Moncorvo de Cima, Paiões, Rio de Mouro (velho), Serradas, Varge Mondar e Várzea. Um projeto desenvolvido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra. A implementação deste novo sistema será precedida da distribuição de contentorização (balde) e sacos específicos (produzidos com 100 por cento de plástico reciclado) para deposição destes resíduos, a cada um dos fogos abrangidos, em simultâneo com uma ação de sensibilização ambiental, que irá introduzir e apelar a uma correta separação, informar sobre procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema. Com o lema “Bio-Recursos: demasiado bons para desperdiçar!”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, na modalidade mista de telefone-a-telefone (TaT) e porta-a-porta (PaP), garantindo a maior segurança aos munícipes face às atuais exigências e risco sanitário. Nestas abordagens, serão apresentadas vantagens de adesão a este sistema de deposição seletiva orgânicos: menor produção de lixo indiferenciado (menos esforço e tempo gastos na gestão doméstica dos resíduos), redução do espaço ocupado em aterros, e maior aproveitamento de recursos para energia e composto orgânico. A abordagem direta aos munícipes será antecedida pela distribuição de materiais informativos nas caixas de correio e pela divulgação de conteúdos nas redes sociais e canais de comunicação local. Os aderentes a este sistema de valorização serão reconhecidos com o dístico “Porta - Recursos”, potenciando os efeitos de pertença e reconhecimento social.       Os “Bio-Recursos” recolhidos serão transformados em composto orgânico ou energia, alavancando-se desta forma poupanças públicas e privadas na gestão dos resíduos urbanos, tendo igualmente em vista as metas preconizadas para o país no PERSU 2020+.
ALERTA à população
ALERTA à população
Sintra alerta para burlas de falsos funcionários dos SMAS de Sintra
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra alertam que nas últimas semanas várias pessoas foram abordadas, presencial e telefonicamente, por indivíduos que pretendem efetuar análises à qualidade da água. Durante a abordagem evocam a colaboração com os SMAS de Sintra e oferecem-se para efetuar análises à água na casa dos munícipes. Os SMAS de Sintra alertam que não têm qualquer parceria ou protocolo com entidades para a realização de análises de água, uma vez que este procedimento é realizado pelo nosso Laboratório em pontos previamente estipulados por todo o município de Sintra. Os trabalhadores dos SMAS de Sintra estão devidamente identificados sempre que se deslocam para efetuar qualquer tipo de trabalho e não efetuam qualquer tipo de cobrança nas habitações dos clientes.   Todos os serviços técnicos são precedidos de fatura emitida pelos SMAS de Sintra e passível de pagamento através dos meios habituais: balcões de atendimento dos Serviços Municipalizados, Multibanco, postos dos CTT ou débito direto. Em caso de dúvida acerca da identidade algum trabalhador, antes de abrir a porta, ligue para os SMAS de Sintra, através do número 219 119 000.
SMAS de Sintra lançam plataforma digital no Dia Nacional da Água
SMAS de Sintra lançam plataforma digital no Dia Nacional da Água
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra disponibilizam a partir desta quinta-feira, dia 1 de outubro, uma renovada plataforma online de informação ao público em www.smas-sintra.pt, em conjunto com uma aplicação móvel. Os clientes dos SMAS de Sintra vão poder aceder, através do novo site, a um renovado Balcão Digital que facilita o acesso a serviços online e permite a submissão de pedidos de celebração de contratos de água, saneamento e resíduos e outros conteúdos. “Com esta nova plataforma digital, os SMAS de Sintra reforçam a sua missão: ser a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”, realça Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra e do conselho de administração dos SMAS. O novo site apresenta um estilo visual e um tom de comunicação próprio e diferenciador e é de fácil utilização para permitir uma maior interatividade com os utilizadores. Um dos objetivos passa por aproximar os SMAS de Sintra dos seus clientes de uma forma clara, acessível, moderna e dinâmica. Através de uma linguagem simples, complementada por diferentes representações iconográficas, o novo site destaca intervenções, investimentos e empreitadas, mas também projetos e ações para o desenvolvimento da sustentabilidade social, económica, ambiental e da economia circular. O novo portal apresenta ainda mapas interativos com informação de ocorrências, localização de equipamentos de recolha de resíduos urbanos, para além de divulgação de notícias e avisos aos utilizadores, informação institucional e agenda de projetos e ações de educação e sensibilização ambiental. O novo site permite o envio automatizado de newsletters a subscritores registados e será complementado pela integração de microsites, nomeadamente na área da educação e sensibilização ambiental, da compostagem e da recolha de biorresíduos. Em breve, estará também disponível uma aplicação móvel, um novo canal de comunicação com os clientes dos SMAS de Sintra, com divulgação de serviços e atividades. Além de disponibilização de informação institucional e divulgação de notícias e avisos, a nova aplicação móvel apresenta uma área reservada a cada utilizador, que permite o acesso a faturas e o envio de leituras, a par do envio de notificações e alertas em tempo real, assim como a marcação de atendimento presencial e a consulta do estado do pedido de atendimento. Os SMAS de Sintra são o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, durante o triénio 2019/2021, mais de 50 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.
Sintra comemora Dia Nacional da Água
Sintra comemora Dia Nacional da Água
O Município de Sintra comemorou, esta quinta-feira (1 de outubro), o Dia Nacional da Água, com a realização de uma rota pelas fontes, minas e nascentes de Sintra e um webinar, atividades que contaram com a participação de alunos da Escola Secundária de Santa Maria (Portela de Sintra), acompanhados pelo professor António Sacadura Monteiro. Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Sintra (CMS) e dos SMAS de Sintra, as iniciativas visaram refletir sobre a importância dos recursos hídricos e do seu uso eficiente, enquanto bem escasso e essencial à vida, mas também sensibilizar para as consequências de atos quotidianos como a deposição de resíduos na rede de drenagem de águas residuais. A rota pelas fontes, minas e nascentes de Sintra levou os jovens, que frequentam os cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e de Turismo, a conhecerem a história das fontes da Sabuga, da Pipa e Mourisca, esta a ser alvo de intervenção de restauro por parte da Escola Profissional de Recuperação do Património. As histórias em torno das fontes do “Monte da Lua” foram desvendadas por técnicos do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. A rota terminou com uma visita ao interior da nascente da Volta do Duche, que deve a sua designação aos banhos públicos fundados em 1848 pelo médico Bernardino Egídio da Silveira e Castro e que foram encerrados em 1908. Esta nascente integrou o sistema de abastecimento de água de Sintra, sendo a água captada encaminhada para o Reservatório da Vigia. Ao longo dos tempos, esta nascente acabou por ser desativada, mas continua a fazer parte da história dos SMAS de Sintra que comemoram, em 2021, os 75 anos de atividade. As comemorações do Dia Nacional da Água, instituído em 1983, incluíram, ainda, um webinar que abordou as temáticas da “Estratégia para a redução das perdas de água no concelho de Sintra, que se traduziu na poupança de três milhões e 679 mil metros cúbicos de água entre 2014 e 2019; “Os Rios-Importância e Ameaças”; e o Projeto “EcoÁgua”, que consiste na reutilização de águas residuais tratadas para fins múltiplos, como lavagem e higienização de contentores de superfície, varrição urbana e lavagem de arruamentos, limpeza e desobstrução de coletores e limpeza de mecanismos das estações de tratamento de águas residuais. As intervenções no webinar estiveram a cargo de técnicos dos SMAS de Sintra e da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Energia da autarquia sintrense.
Atendimento Comercial
09:00h/17:30h
Leituras
24 horas
Resíduos Urbanos
24 horas
Avarias
24 horas
Sintra renova a rede de abastecimento de água em Queluz
Sintra renova a rede de abastecimento de água em Queluz
Investimento de um milhão e 800 mil euros no Bairro Económico

O município de Sintra concluiu a remodelação da rede de abastecimento de água no Bairro de Nossa Senhora da Conceição (Bairro Económico de Queluz), num investimento de um milhão e 800 mil euros.

 Iniciada em outubro de 2018, a empreitada dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) de Sintra consistiu na renovação da rede de abastecimento de água do Bairro Económico e zona adjacente a norte da Rua Elias Garcia, em Queluz, numa área de intervenção de mais de cinco quilómetros.

 Para melhorar a eficiência do serviço prestado à população, a intervenção consistiu na instalação de tubagens em Ferro Fundido Dúctil, com revestimento exterior de zinco e alumínio, garantindo assim um período de vida útil mais longo das redes de abastecimento de água.

 Os SMAS de Sintra são o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, durante o triénio 2019/2021, mais de 50 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Sintra conclui obras de abastecimento de água na Rinchoa
Sintra conclui obras de abastecimento de água na Rinchoa
Município de Sintra investe mais de 680 mil euros e beneficia cerca de 20 mil pessoas
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra finalizaram a empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água, na Rinchoa (freguesia de Rio de Mouro), que abrangeu as avenidas das Olaias, Acácias, Choupos, Plátanos, Laranjeiras e envolventes. A intervenção representou um investimento de 681.085,95 euros, substituindo as condutas em fibrocimento que, devido à fadiga do material, eram palco de várias roturas, com origem no Reservatório Elevado das Mercês. Com esta obra, foram reformuladas as áreas de influência ao nível do abastecimento de água, com a zona alta a passar a ser abastecida a partir do Reservatório Elevado das Mercês e a zona baixa, através de um prolongamento da rede, a partir de uma derivação da conduta de diâmetro 160 mm proveniente dos reservatórios Apoiado das Mercês e da Rinchoa. Foi remodelada ainda a conduta DN300 que abastece a zona alta da Rinchoa, instalada na Avenida das Acácias. A empreitada contemplou também o desvio da conduta adutora DN 600 para o Caminho de Fitares, em vez da implantação no arruamento pedonal e escadarias entre a Estrada Marquês de Pombal e a Rua da Reserva Botânica, já que a sua localização causava significativos constrangimentos aquando de trabalhos de reparação, nomeadamente na circulação pedonal. Finalmente foi executado um coletor pluvial na Avenida das Olaias, que permitiu separar a rede de drenagem pluvial da doméstica, no cruzamento da avenida das Acácias com a das Olaias. A obra beneficiou mais de 20 mil pessoas, com a reformulação das zonas de influência a desempenhar um importante papel na sustentabilidade da rede de abastecimento de água e na qualidade do serviço de distribuição, contribuindo para a redução significativa de perdas de água.             Os SMAS de Sintra são o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, durante o triénio 2019/2021, mais de 50 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.
Empreitada de Construção do Sistema de Saneamento de Alvarinhos, Areias, Barreira, S. Miguel e Funchal
Empreitada de Construção do Sistema de Saneamento de Alvarinhos, Areias, Barreira, S. Miguel e Funchal
Investir melhor, para servir melhor! Prosseguem os trabalhos da empreitada de Construção do Sistema de Saneamento de Alvarinhos, Areias, Barreira, S. Miguel e Funchal, um investimento de 1.094.341,52€ para dotar as localidades de rede coletora de águas residuais em alternativa aos sistemas unitários existentes. A empreitada abrange ainda a substituição da rede de abastecimento de água bem como todos os ramais domiciliários existentes e execução de ramais novos onde não exista abastecimento. Também se incluem os trabalhos para a criação rede de drenagem de águas pluviais em todos os arruamentos em que se venham a instalar coletores de águas residuais ou substituição de coletores unitários existentes. No corrente ano de 2020 os SMAS de Sintra têm previstos investimentos no valor global de 15,5 milhões de euros em diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes de águas de abas
Instalação de redes de esgotos domésticos em Capa Rota
Instalação de redes de esgotos domésticos em Capa Rota
Investir melhor, para servir melhor.
Os SMAS de Sintra investiram 539.300,00€ na instalação de redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais na Rua Pé de Mouro, na localidade de Capa Rota. A intervenção consistiu na instalação de um coletor pluvial numa extensão de 815 metros que permite agora a drenagem das águas através de ligação à Ribeira de Caparide. Foi ainda instalado um coletor de águas residuais domésticas, com cerca de 960 metros, que serve a zona industrial de Pé de Mouro e que terá ligação ao emissário de Caparide para um correto tratamento das águas residuais. Todas as zonas intervencionadas foram alvo da devida reposição dos pavimentos, resultando igualmente num benefício nos acessos ao polo empresarial que ali se situa. No corrente ano de 2020 os SMAS de Sintra têm previstos investimentos no valor global de 15,5 milhões de euros em diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes de águas de abastecimento, redes de águas residuais e recolha de resíduos urbanos, para prestar um serviço de qualidade a todos os munícipes.
Remodelação das Condutas Adutora ao Cotão e Distribuidora ao Cacém, na galeria sobre o IC19
Remodelação das Condutas Adutora ao Cotão e Distribuidora ao Cacém, na galeria sobre o IC19
Ser melhor. Fazer melhor, poupar melhor, pensar melhor.
Os SMAS de Sintra concluíram os trabalhos de Remodelação das Condutas Adutora ao Cotão e Distribuidora ao Cacém, elementos fundamentais para assegurar o abastecimento ao Cacém, São Marcos e Cotão. A empreitada no valor de 234.858,28€ , consistiu na intervenção na rede de distribuição instalada no passeio do viaduto da Estrada de Paço de Arcos (sobre o IC19), numa extensão de 50 metros, instalação de válvulas de seccionamento nas condutas adutora e distribuidora, prolongamento da galeria existente sob o IC19 e remodelação das condutas instaladas no interior da galeria, incluindo ligações às condutas existentes. No corrente ano de 2020 os SMAS de Sintra têm previsto um plano de investimentos no valor global de 15,5 milhões de euros em diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes de águas, saneamento e recolha de resíduos urbanos, para prestar um serviço de qualidade a todos os munícipes.
Reabilitação estrutural do reservatório de Ranholas
Reabilitação estrutural do reservatório de Ranholas
Ser melhor. Fazer melhor, poupar melhor, pensar melhor.
Investir melhor, para servir melhor Os SMAS de Sintra iniciaram os trabalhos para a reabilitação estrutural dos pilares e vigas da Célula 1 do Reservatório de Ranholas. Esta unidade, que serve diretamente 6 mil habitantes, é composta por um conjunto de três reservatórios com capacidade de 5 milhões de litros cada, sendo a célula intervencionada a mais antiga. Com um valor de 206.500,40€ e um prazo de execução de três meses, esta empreitada prevê os devidos trabalhos para debelar várias anomalias nos elementos estruturais deste edifício, reabilitando-o para a prestação das suas totais funcionalidades. No corrente ano de 2020 os SMAS de Sintra têm previstos investimentos no valor global de 15,5 milhões de euros em diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes de águas de abastecimento, redes de águas residuais e recolha de resíduos urbanos, para prestar um serviço de qualidade a todos os munícipes.
Atendimentos presenciais encerrados
Atendimentos presenciais encerrados
Informamos que todos os atendimentos serão realizados exclusivamente por via telefónica e online.
Interrupção/perturbação do abastecimento de água em algumas ruas das Mercês (Freguesia de Rio de Mouro)
Interrupção/perturbação do abastecimento de água em algumas ruas das Mercês (Freguesia de Rio de Mouro)
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que, no dia 29 de outubro (quinta-feira), devido a ligações à rede de abastecimento, poderão ocorrer perturbações/interrupção no fornecimento de água, entre as 08h30 e as 12h30: Interrupção • Rua Sacadura Cabral Perturbações • Rua João Villaret • Rua Padre Cruz • Rua Vasco Santana • Rua Viana da Mota Os SMAS de Sintra agradecem a vossa compreensão.
Arquivada: Interrupção do abastecimento de água em algumas ruas na localidade de Odrinhas  (União das Freguesias de S. João das Lampas e  Terrugem)
Arquivada: Interrupção do abastecimento de água em algumas ruas na localidade de Odrinhas (União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem)
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que, no dia 23 de outubro (sexta-feira), devido a ligação de conduta instalada à rede existente, será suspenso o fornecimento de água, entre as 08h30 e as 12h30.
Interrupção do abastecimento de água em algumas zonas da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar
Interrupção do abastecimento de água em algumas zonas da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que, devido a remodelações de ramais de abastecimento, será suspenso o fornecimento de água, entre as 08h30 e as 13h00.
Corte/condicionamento de trânsito em algumas ruas de Barreira, S. Miguel e Funchal
Corte/condicionamento de trânsito em algumas ruas de Barreira, S. Miguel e Funchal
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que, no âmbito da empreitada de construção do sistema de saneamento de Alvarinhos, Areias, Barreira, S. Miguel e Funchal, proceder-se-á ao condicionamento/corte de trânsito para pavimentação das áreas intervencionadas, de 26 a 30 de outubro.
Corte de trânsito em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela
Corte de trânsito em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela
30 de setembro a 29 de outubro.
Corte de trânsito – Rua dos Murzelos – U.F. S. João das Lampas e Terrugem
Corte de trânsito – Rua dos Murzelos – U.F. S. João das Lampas e Terrugem
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que, no âmbito de remodelação de conduta da rede de abastecimento de água de Alvarinhos, Areias, Barreira, S. Miguel e Funchal, proceder-se-á ao corte de trânsito na Rua dos Murzelos, a partir de dia 19 até dia 30 de outubro, previsivelmente.
Arquivada: Interrupção do abastecimento de água  em algumas ruas na localidade de Camarões  (União das Freguesias de Almargem do Bispo)
Arquivada: Interrupção do abastecimento de água em algumas ruas na localidade de Camarões (União das Freguesias de Almargem do Bispo)