SMAS Sintra

Ciclo Urbano da Água
Águas para consumo humano

Águas dos meios hídricos, superficiais e subterrâneos, que se destinam à produção de água potável, mediante tratamento prévio. Águas para consumo humano, de acordo com o Decreto-Lei nº 152/2017 de 7 de dezembro.

Sistema de abastecimento de água

Conjunto de estruturas e equipamentos que asseguram a conetividade hidráulica e que vinculam o meio hídrico a um conjunto de utilizadores, com o objetivo de prestação de serviços de abastecimento de água potável e/ou bruta.

População servida 386.038 habitantes (INE, 2017)
Volume de água entrada no sistema (em 2019) 25 617 793 m3
Origem de água EPAL e captações dos SMAS de Sintra
N.º de captações próprias 5
Comprimento de condutas adutoras 156 km
N.º de estações de bombagem 33
N.º de reservatórios 53
Capacidade máxima de armazenamento 137 760 m3
Comprimento de condutas de distribuição de água 1646 km
Sistema de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais

Sistema público de saneamento de águas residuais urbanas ou rede pública – sistema de canalizações, órgãos e equipamentos destinados à recolha, transporte, tratamento e destino final adequado das águas residuais, em condições que permitam garantir a qualidade do meio recetor, instalado, em regra, na via pública, em terrenos dos SMAS ou em outros, cuja ocupação seja do interesse público, incluindo os ramais de ligação às redes prediais;

Atualmente existem 1000 Km de redes e emissários, 16 ETAR em exploração, garantindo 95% de população servida.

O sistema de drenagem de águas residuais urbanas contempla as etapas da recolha, drenagem e tratamento das águas residuais.

Estações Elevatórias 26
Rede de drenagem doméstica 1000 Km
ETAR em funcionamento 16
Taxa de cobertura (águas residuais) 95%
Taxa de tratamento (águas residuais) 100%
Telegestão

O sistema de Telegestão, permite assegurar volumes de armazenamento compatíveis com o consumo de água previstos e reais, operar remotamente e detetar anomalias em equipamentos, otimizar a bombagem em função dos tarifários energéticos, detetar fugas de água, monitorizar indicadores de qualidade da água, integrar zonas de medição e controlo, garantir a segurança das instalações.

Atualizado a 13/10/2020