Fab Ecoreuse SMAS de Sintra
O Fab Ecoreuse – SMAS de Sintra será um espaço de experimentação, de ideias e de coadjuvação em transformar produtos / resíduos em novos produtos. Este espaço, que será criado no futuro Ecocentro de Vale Flores, será dotado de vários espaços multifuncionais com os seguintes objetivos:
- Recriar, reutilizar e transformar. Ser um espaço de troca de experiências e de produtos, acessível à comunidade em geral e especialmente direcionado para a comunidade escolar.
- Promover a cooperação e a partilha de conhecimentos, permitindo contextualizar, desenhar, desenvolver e testar soluções inovadoras de manuseamento de materiais recicláveis e a fabricação de novos produtos.
- Recriar a ideia de que um resíduo pode ter valor e que é possível transformá-lo em algo novo, passível de reintegração na cadeia de trocas sociais ou no próprio mercado, pois praticamente tudo pode ser valorizado através de diferentes processos de transformação.
- Desmitificar a ideia de que o problema da produção de resíduos, está resolvida com a deposição correta e o transporte dos mesmos a destino final, assim somente se estimula o consumo e a produção de mais resíduos.
As matérias / produtos a utilizar são os resíduos depositados no Ecocentro ou entregues ao Banco de Recursos da Câmara Municipal de Sintra, conducente com sistemas de recolha seletiva de resíduos mais simples, eficazes e próximos das pessoas.
Objetivos Gerais:
- Promover a economia circular, enquanto conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
- Contribuir para a conservação do capital natural, redução das emissões e resíduos e combate às alterações climáticas.
- Reduzir a produção de resíduos, através do encaminhamento para sistemas de reciclagem e reutilização.
- Informar que medidas de prevenção dos resíduos, conceção ecológica, reutilização e outras ações “circulares” poderão gerar poupanças – Reutilizar resíduos para construção de novos produtos.
- Criação de uma nova mentalidade focada na sustentabilidade.
Atualizado a 24/03/2021