EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL SMAS de SINTRA

SE CADA UM FOR MELHOR I É MELHOR PARA TODOS I PARA AS CIDADES, PARA OS OCEANOS, PARA O AMBIENTE.​

Os SMAS de Sintra, corresponsáveis na política ambiental do Município de Sintra e alinhados com Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA 2020), promovem projetos e ações de educação e sensibilização ambiental, que contribuem para uma maior consciencialização dos cidadãos relativamente ao uso eficiente de recursos.

Os SMAS têm como objetivo estratégico assegurar o envolvimento na promoção da sustentabilidade ambiental, rumo a um ciclo produtivo e à prestação de um serviço público mais sustentável em toda a cadeia de valor, promovendo a reutilização dos recursos e dos materiais, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica.

A Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra assente nos eixos temáticos de Economia Circular, Ciclo Urbano da Água, Ciclo Urbano dos Resíduos, Energia Renovável, Proteção Animal, Natureza, Mar e Serra, visa contribuir para uma mudança de comportamentos, sensibilizar e consciencializar os jovens e outros atores locais para as questões ambientais e valorização do território.

Os projetos e ações, são ainda, convergentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas e com o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).

Conheça os projetos e ações disponíveis.

Sensibilizar e consciencializar para um desenvolvimento sustentável e responsável.

Ser Melhor para o Ambiente!

Roteiros e outras sugestões, vamos juntos pelo ambiente!

Responsabilidade social e compromisso com o planeta.

Recicla! O planeta agradece!

Evitar desperdício e poluição da água é tarefa de todos.

Evite o desnecessário, compre somente o necessário.

Os nossos guardiões vão ajudar-nos na adoção de boas práticas ambientais.

Números Ambiente

20

Reciclar 20 latas de alumínio gasta a mesma energia que produzir uma nova lata.

1000

Uma gota de óleo contamina cerca de 1000 litros de água.

46

Uma torneira a pingar durante todo o dia, desperdiça cerca de 46 litros de água.

Calendário Ambiental

2019

Estes são os nossos números:

7 102

Participantes

101

Ações

48

Entidades

Notícias

15 set 2020

Os SMAS de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra associaram-se, esta terça-feira, ao “Ecology Day”, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ecologia que visa aproximar as temáticas ambientais e o desenvolvimento sustentável da comunidade em geral.

3 set 2020

O município de Sintra entregou ‘beatómetros’ (cinzeiros de grande dimensão com visualização e métrica da capacidade) às 11 juntas de freguesia do concelho, no dia em que entra em vigor a nova legislação sobre a “redução do impacto das pontas de cigarro, charutos ou outros cigarros no meio ambiente” (Lei n. º 88/2019, de 3 de setembro).