SMAS Sintra

Politica do Sistema de Gestão Integrado Certificação/ Acreditação
Sistema de Gestão Integrado

Na persecução do desenvolvimento Estratégico e Organizacional, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) assumiram o compromisso e o modus operandi de implementar, certificar e integrar vários sistemas de gestão, na observância de acrescentar valor e adotar boas práticas de gestão, controlo e operacionalização da sua atividade.

Política do Sistema de Gestão Integrado

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão empenhados em promover a melhoria das condições de vida e o bem-estar da população do concelho, assumindo o compromisso da melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, contribuindo para um desenvolvimento sustentável da região e garantindo um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores – colaboradores e trabalhadores dos seus prestadores e subcontratados – e demais partes interessadas.

 

Conscientes das suas responsabilidades, os SMAS de Sintra comprometem-se a melhorar sustentadamente o seu desempenho, através da definição, concretização e revisão de objetivos, tendo como base a análise e revisão dos aspetos externos e internos que influenciam e caraterizam o seu contexto organizacional, assegurando a resposta aos requisitos das sua partes interessadas relevantes e a um tratamento eficaz de riscos e oportunidades relevantes.

 

Para tal suporta-se nos seguintes pilares:

Conformidade do Produto, Serviço e Satisfação do Cliente
  • Assegurar o abastecimento de água para consumo humano em qualidade e quantidade;
  • Assegurar um eficaz sistema de drenagem das águas residuais urbanas e o seu tratamento ou entrega;
  • Garantir a recolha e transporte de resíduos urbanos para destino adequado;
  • Executar de forma competente e imparcial as atividades laboratoriais de acordo com os métodos estabelecidos e os requisitos das entidades de acreditação;
  • Garantir a auscultação da satisfação do cliente para melhorar a sua oferta e o relacionamento com esta parte interessada relevante.
Compromissos - Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança da Informação/Privacidade
  • Manter e melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e o Sistema de Gestão do Laboratório, cumprindo e fazendo cumprir os requisitos dos correspondentes referenciais normativos – ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 e ISO 17025:2018 – e a legislação aplicável em vigor;
  • Promover o desenvolvimento de competências e a promoção social dos seus trabalhadores;
  • Assegurar a todos os trabalhadores a formação específica às suas funções, assim como em boas práticas ambientais e em segurança e saúde no trabalho:
  • Garantir internamente a informação e formação técnico/profissional necessária e garantir a transmissão e retenção dos conhecimentos necessários e sua aplicação nas respetivas atividades, atendendo às políticas, procedimentos, boas práticas profissionais e técnicas exigíveis;
  • Comprometer-se com a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos;
  • Assegurar um ambiente e condições de trabalho seguro e saudável, assim como mecanismos eficazes de consulta e participação, neste domínio, dos colaboradores dos SMAS de Sintra, de prestadores de serviço e trabalhadores de subcontratados, assim como visitantes e outras entidades que possam afetar ou sejam por elas afetados;
  • Encorajar fornecedores e subcontratados a apoiar os princípios dos SMAS de Sintra;
  • Garantir a proteção dos dados pessoais dos seus clientes, trabalhadores e fornecedores, assim como a segurança da informação tratada no decorrer das suas atividades;
  • Cumprir os objetivos expressos no Plano Plurianual de Investimentos, segundo princípios de rigor, eficiência e transparência.
Inovação e Melhoria
  • Promover a inovação através do desenvolvimento de novas técnicas de ensaio e novas soluções ambientais, económicas e sociais, para aumentar o valor acrescentado da oferta de serviços, a otimização de recursos e melhoria do funcionamento dos SMAS de Sintra;
  • Estabelecer mecanismos de melhoria para o serviço prestado, garantindo desempenho sustentado em termos ambientais e de segurança e saúde no trabalho.
Recursos

O Conselho de Administração compromete-se a disponibilizar os recursos humanos, técnicos e materiais necessários, de forma a garantir boas práticas profissionais e a qualidade do serviço fornecido aos clientes.

Certificação / Acreditação

Os SMAS de Sintra procuram acompanhar a crescente exigência dos clientes, e outras partes interessadas, e maximizar a eficiência do serviço prestado à população. A garantia dessa qualidade está no reconhecimento, por entidades oficiais, da eficácia do seu Sistema de Gestão Integrado implementado, bem como do contínuo reforço na Acreditação do seu Laboratório de Análises de Água.

 

Do ponto de vista dos recursos humanos, os SMAS preocupam-se em proporcionar uma formação profissional contínua de qualidade aos seus trabalhadores, estando também certificados como entidade formadora.

Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho

Certificação segundo os referenciais normativos ISO 9001 (Qualidade), 14001 (Ambiente) e OHSAS 18001 (Segurança do Trabalho), na atividade do abastecimento de água e do saneamento das águas residuais urbanas e recolha e transporte de resíduos urbanos.

Conscientes das suas responsabilidades, os SMAS de Sintra estão empenhados em promover a melhoria das condições de vida e o bem-estar da população do concelho, assumindo o compromisso da melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e contribuindo para um desenvolvimento sustentável e um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores e partes interessadas.

Laboratório

Em setembro de 2008 foi obtida a acreditação do laboratório pelo IPAC e pela norma EN ISO/IEC 17025:2005 (Anexo técnico L0440).

Em janeiro de 2010, obteve-se a Acreditação da Colheita de Amostras para análise de parâmetros microbiológicos e físico-químicos para águas de consumo e naturais. Neste momento, o Laboratório dos SMAS-SINTRA já se encontra acreditado para 60 métodos analíticos .

Formação

Os SMAS Sintra, enquanto entidade formadora, desde 26 de fevereiro de 2007 pelo CEFA (atualmente Fundação FEFAL, ao abrigo da Portaria nº851/2010, de 06 de setembro, nas seguintes áreas:

Gestão de Pessoas, Imagem, Atendimento e Protocolo, Sociedade de Informação e Inovação, Cartografia e Cadastro, Segurança e Higiene no Trabalho, Socorrismo, Administração Autárquica, Gestão Financeira e Contabilidade Autárquica, Qualidade da Água e Gestão de Recursos Hídricos. 

Certificação Energética

Os SMAS de Sintra obtiveram a certificação energética do edifício sede, das instalações oficinais da Portela e das delegações de Queluz e do Cacém, conforme atestam os respectivos certificados.

Atualizado a 09/10/2020