SMAS Sintra

Laboratório
Atividades desenvolvidas pelo Laboratório

O Laboratório dos SMAS-SINTRA é responsável pela colheita e análise de águas de abastecimento, águas residuais, águas balneares, piscinas, captações, ribeiras, furos, poços e outras.

No controlo de águas de consumo humano inclui-se as análises efetuadas na torneira do consumidor (no âmbito do Programa de Controlo de Qualidade da Água – PCQA submetido anualmente), análises de controlo operacional em pontos específicos da rede de abastecimento, controlo da higienização de reservatórios, da rede de distribuição e controlo de desinfeção de novas estruturas de abastecimento.

Um forte contributo ao volume de trabalho do Laboratório são as análises realizadas para avaliação do cumprimento das licenças de descarga das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do concelho, as ações de fiscalização das descargas industriais em coletor e a monitorização da qualidade de águas residuais afluentes ao Sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de Lisboa e Vale do Tejo.

O Laboratório presta também serviços a clientes externos, munícipes ou não, de acordo com o preçário e condições que podem ser consultados (aqui).

Para solicitação de serviços / análises preencha o formulário.

Áreas do laboratório:
  • Amostragem

O planeamento e acompanhamento de todas as colheitas de amostras de clientes internos e externos nas diversas matrizes é realizado por esta área, estando acreditada para colheitas de amostras de consumo humano e de água natural doce. A preservação e transporte das amostras assim como da preparação do material a utilizar também fazem parte das suas atribuições.

  • Físico-Química

A área de físico-química composta por uma zona de química clássica e uma zona instrumental, assegura a realização dos ensaios físico-químicos para os quais o Laboratório dos SMAS de Sintra possui acreditação nas diferentes matrizes: águas de consumo humano, naturais doces, piscinas e residuais.

  • Microbiologia

De igual forma, a área de microbiologia é responsável pela execução dos ensaios microbiológicos acreditados para clientes internos e externos para as diferentes tipologias de águas: consumo, naturais doces, naturais salinas, águas de processo, piscinas, residuais e lamas.

Acreditação

O Laboratório dotou-se de um sistema de Gestão da Qualidade, que permitiu o seu reconhecimento técnico em 2008, pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) atribuindo a Acreditação segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025 para colheitas e ensaios. O Laboratório contrata outros parâmetros, para os quais não possui acreditação, a laboratórios acreditados. O Laboratório dos SMAS de Sintra também faz parte da lista de laboratórios reconhecidos pela ERSAR.

Para saber mais sobre as acreditações do Laboratório dos SMAS de Sintra, consultar o atual Anexo Técnico de Acreditação nº L0440, emitido pelo IPAC.

Atualizado a 14/06/2021