Precisamente um ano antes da obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de resíduos têxteis, que será uma realidade a partir de janeiro de 2025, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a To Be Green (Universidade do Minho), estão a alargar o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis a todo o concelho.

Um projeto que constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos têxteis, transformando estes resíduos em recursos, desviando-os do encaminhamento para aterro e contribuindo para que materiais, aparentemente em fim de vida, possam dar origem a novos produtos. Aliando ainda os princípios da sustentabilidade e circularidade a uma causa solidária, este projeto tem em curso a campanha solidária “De Patas Dadas com a Sustentabilidade”, que se traduz na oferta de camas para animais, produzidas através da valorização de resíduos têxteis, a quem adotar um amigo de quatro patas no Sítio dos Animais de Sintra (Centro Oficial de Recolha de Animais do Município).

Após um projeto piloto iniciado em 2021 na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Freguesias de Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra, que à data contemplava também a reciclagem de máscaras cirúrgicas e sociais, o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis ganhou escala e encontra-se em expansão a todo o concelho, assumindo-se como instrumento indispensável no sentido da definição da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Seletiva de Têxteis, a operacionalizar a partir do início de 2025, que, para ser mais eficaz, terá de estar próximo das pessoas e, por outro lado, contribuir para a redução de produção de resíduos têxteis.

No sentido desta proximidade e acessibilidade, os munícipes que pretendam descartar peças de vestuário (danificadas ou em bom estado de reutilização), podem fazê-lo em contentorização especifica instalada em todas as áreas de atendimento da CMS, dos SMAS de Sintra e das juntas de freguesia, em escolas de 2º e 3º ciclo e secundárias e em algumas IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). Os munícipes que entreguem vestuário em bom estado e tenham interesse em integrar a rede de partilha, devem efetuar o seu registo na “loja online” (App To Be Green), depositando as suas peças de vestuário devidamente identificadas com os dados de registo na App (nome e e-mail). Caso não se pretenda integrar esta rede de partilha, as peças de vestuário, após validação do seu estado, serão disponibilizadas ao Banco de Recursos da CMS ou a uma dessas IPSS. As peças de roupa que apresentem danos, serão encaminhadas para reciclagem e transformadas em novas fibras têxteis.

O projeto compreende, assim, a reciclagem e valorização dos resíduos têxteis, procurando responder a um problema que se coloca à escala planetária. Só em Portugal, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, 200 mil toneladas de têxteis são, anualmente, deitados para o lixo. A indústria têxtil é uma das mais poluentes em toda a cadeia, desde a produção de algodão (a fibra natural mais consumida), passando pelo processamento industrial (com elevado consumo de água e de emissões de CO2), até ao momento da aquisição do vestuário. Para produzir uma t-shirt, por exemplo, são necessários 2.700 litros de água. Para umas calças de ganga, o consumo de água pode chegar aos 10.000 litros.

Aliando os  princípios da sustentabilidade às preocupações em torno do bem-estar animal, o projeto já deu origem a uma campanha, denominada “De Patas Dadas com a Sustentabilidade”, em que, através de uma abordagem emocional, os munícipes são sensibilizados para a importância de adotar comportamentos mais conscientes e solidários, com a valorização e reutilização de têxteis a traduzir-se na produção de camas, aconchegantes e confortáveis, para presentear quem adote um amigo de quatro patas do Sítio dos Animais. Por esta via, pretende-se, também, aumentar o número de adoções, no sentido de incrementar a quantidade de animais que encontram lares felizes e permanentes, assim como contribuir para combater o abandono animal.

A campanha “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” visa, assim, aliar o necessário e imperativo alerta de consciências sobre o impacte negativo do descarte desadequado de têxteis em fim-de-vida e o apoio a uma causa de cariz solidário. No âmbito desta causa, estão a ser envolvidos alunos de 2.º e 3.º ano do curso de fotografia da Escola de Recuperação do Património de Sintra, cuja gestão cabe à Câmara Municipal de Sintra, para realizarem sessões fotográficas com os animais, os seus cuidadores e os embaixadores/padrinhos do Sítio dos Animais, e que posteriormente se irão materializar numa exposição fotográfica, onde seja possível evidenciar e captar a essência da harmonia entre seres humanos, animais e meio ambiente e inspirar um mundo mais solidário, consciente e ambientalmente equilibrado.

Mais informações em https://www.smas-sintra.pt/reciclar-texteis/

Atualizado a 08/01/2024