O inovador Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, fruto de uma parceria entre o Município de Sintra e a empresa To Be Green (spinoff da Universidade do Minho), encontra-se em fase de expansão a todo concelho, após uma fase piloto iniciada em 2021, nas áreas de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, de Algueirão – Mem Martins, Rio de Mouro, Queluz – Belas e Sintra, que à data da sua implementação, em plena crise pandémica (COVID-19), incluía também a valorização e reciclagem de máscaras cirúrgicas e sociais.
Estratégia de Atuação
O projeto tem o superior objetivo de, conforme pretendido no PAPERSU do Município de Sintra, reduzir a produção de resíduos indiferenciados através do incentivo à separação da fração de têxteis, potenciando assim, o aumento da recolha seletiva multimaterial de resíduos, na prossecução de implementação/execução da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Seletiva de Têxteis. Para que este objetivo tenha resultados tangíveis, há que atuar em duas frentes: tornar o sistema de deposição e recolha seletiva, de resíduos, mais eficaz e próximo das pessoas; e assertivamente convergir e inverter a tendência, reduzindo a quantidade de resíduos produzidos.
Objetivos gerais:
Objetivos específicos:
Financiamento
A fase piloto do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, desenvolvida durante o ano de 2022, foi cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência PRR – Operações Integradas Locais (OIL), no montante total de 24.804€ e abrangeu as OIL de Agualva e Mira Sintra, Algueirão - Mem Martins e Queluz - Belas.
Financiamento
A fase de expansão do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis a todo o município, desenvolvida em 2023/2024, foi cofinanciada pelo Fundo Ambiental (Aviso “Educação Ambiental laboratório de Cidadania 2023”), no montante total de 47.355€.
Com a pandemia que se abateu sobre a sociedade, a necessidade de usar máscara para nos protegermos criou um novo problema: como descartar as máscaras sem prejuízo do ambiente?
Todos nós temos peças que se vão estragando e não dão mais para usar. E se dissermos que as podemos reciclar?
Criar centros de recolha e catalogação das peças de vestuário para uma melhor distribuição das mesmas em função das necessidades da comunidade e individuais. Curioso?
Para entregas por favor contacte:
219 245 471
Juntas de Freguesia
Escolas
Aderir à plataforma da To Be Green para a troca e reciclagem de vestuário é bastante simples: basta criar uma conta e pode começar a partilhar as suas peças de roupa que já não usa!
Ver mais
Os SMAS de Sintra têm como objetivo estratégico assegurar o envolvimento na promoção da sustentabilidade ambiental, rumo a um ciclo produtivo e à prestação de um serviço público mais sustentável em toda a cadeia de valor, promovendo a reutilização dos recursos e dos materiais, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica. Para que este objetivo tenha resultados tangíveis, há que atuar em duas frentes: tornar o sistema de deposição e recolha seletiva de resíduos mais eficazes e próximos das pessoas; e assertivamente convergir e inverter a tendência, reduzindo a quantidade de resíduos produzidos.
A atuação dos SMAS de Sintra, na observância dos desafios de uma gestão e desenvolvimento sustentável da organização e do município, definiu estratégias e projetos no cumprimento de diretivas internacionais, comunitárias e nacionais com impute para o ciclo urbano da água, dos resíduos e para o uso eficiente dos recursos com enfoque para a sensibilização, consciencialização e valorização do ambiente, para a mudança de atitudes e adoção de melhores práticas ambientais, objetivo a que os SMAS de Sintra se propõem.
Foi criada uma Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, assente nos eixos temáticos de Economia Circular, Ciclo Urbano da Água, Ciclo Urbano dos Resíduos, Energia Renovável, Proteção Animal, Natureza, Mar e Serra, visando contribuir para uma mudança de comportamentos, sensibilizar e consciencializar os jovens e outros atores locais para as questões ambientais e valorização do território.
As ações e projetos implementados, são convergentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas, o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC) e a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA 2020).