SMAS Sintra

Sustentabilidade Energética

A defesa do meio ambiente e dos recursos naturais, bem como a aposta em fontes alternativas de energia faz parte da nossa responsabilidade ambiental. Apontamos à redução de consumos através de produção própria conducente com a sustentabilidade energética.

A aposta na microgeração fotovoltaica teve inicio em 2009 com a implementação de quatro unidades de micro produção fotovoltaica nas Estações de Tratamento de Águas Residuais de Vila Verde, Cavaleira, Azóia e Almargem do Bispo. Posteriormente foram instaladas mais duas unidades deste tipo, uma no Reservatório de Massamá Norte e a outra na Estação de Tratamento de Água da Pedra Furada, perfazendo assim um total de seis unidades.

Em julho de 2019 os SMAS de Sintra instalaram um sistema de produção de energia, em regime de autoconsumo, na cobertura do Edifício das Instalações Oficinais da Portela (IOP), que inclui uma grande unidade de produção de energia elétrica renovável do tipo fotovoltaico. Composta por 224 módulos fotovoltaicos, perfazendo uma potência elétrica de 60 Kw, e demais equipamentos de apoio (Inversores, Quadro, cablagem, …), necessários ao bom funcionamento do sistema, esta unidade encontra-se interligada à instalação elétrica existente do edifício permitindo uma redução dos consumos energéticos no edifício.

A implementação destes sistemas de produção permitiram a produção de 109.085 KW/h de “energia limpa” durante o ano de 2020, traduzindo-se em 32 Toneladas de Co2 evitadas.

Estimativas de Produção Anual (KWh/ano)

 

 

 

 

 

 

 

Atualizado a 14/09/2021