SMAS Sintra

Explicação da Fatura

Os SMAS de Sintra emitem mensalmente a fatura para cada cliente. Este documento apresenta as tarifas, serviços e taxas aplicadas em função de uma leitura e os meios para pagamento. São também consideradas diversas informações fundamentais como os meios de comunicação com os SMAS de Sintra, mensagens institucionais e informações referentes à aquisição, tratamento ou qualidade da água.

Conheça todas as informações que constam na sua fatura:

 

*16 – Detalhes da Fatura

Contas de Água
Água (tarifa variável) – Calculada em função do volume de água fornecido durante o período objeto de faturação, sendo diferenciada de forma progressiva de acordo com escalões de consumo para os utilizadores domésticos, expressos em m³.
Água (tarifa fixa) – Calculada em função do intervalo temporal objeto de faturação e expressa em euros, sendo diferenciada pelo calibre do contador instalado.

 

Contas de Resíduos Urbanos
Tarifa de Resíduos Urbanos (TRU) fixa – Calculada em função do intervalo temporal objeto de faturação e expressa em euros.
Tarifa de Resíduos Urbanos (TRU) variável – Calculada em função do volume de água de abastecimento consumido e expressa em euros por metro cúbico

 

Contas de Saneamento
Saneamento (tarifa variável) – Corresponde a uma percentagem de 90% da tarifa variável de água apurada.
Saneamento (tarifa fixa) – Calculada em função do intervalo temporal objeto de faturação e expressa em euros.

 

Contas do Estado
Taxa de Recursos Hídricos (TRH) – Água – Por imposição legal, passaram os SMAS de Sintra a repercutir no consumidor final os encargos resultantes da aplicação da Taxa de Recursos Hídricos (Decreto-Lei nº 97/2008, de 11 de junho. As receitas destinam-se à Agência Portuguesa do Ambiente / ARH Tejo.

Taxa de Recursos Hídricos (TRH) – Saneamento – Por imposição legal, passaram os SMAS de Sintra a repercutir no consumidor final os encargos resultantes da aplicação da Taxa de Recursos Hídricos (Decreto-Lei nº 97/2008, de 11 de junho. As receitas destinam-se à Agência Portuguesa do Ambiente / ARH Tejo.

Atualizado a 12/10/2020