Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra são responsáveis pela segurança e saúde no trabalho (SST) dos trabalhadores e de outras pessoas que possam ser afetadas pelas suas atividades.
Esta responsabilidade inclui promover e proteger a sua saúde física e mental, proporcionando locais de trabalho seguros e saudáveis, eliminando os perigos e minimizando os riscos para a SST através da adoção de medidas eficazes de prevenção e de proteção, melhorando continuamente o desempenho da SST. Este desiderato é levado a cabo pelos serviços internos de segurança, saúde (medicina no trabalho e medicina curativa), psicologia e ação social e que promove continuamente ações de formação, informação e sensibilização nas áreas das suas atribuições.
Existe o compromisso de assegurar as condições técnicas necessárias à aplicação das medidas de prevenção e à identificação proactiva e contínua dos perigos e riscos, de uma forma estruturada e sistemática através da implementação de medidas que permitem melhorias significativas na redução dos custos como sinistralidade, doenças profissionais, absentismo e mobilidade dos trabalhadores, mantendo atualizados os seus resultados e respetiva Matriz de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos.
Promove-se também os mecanismos necessários à implementação e manutenção das Medidas de Autoproteção das instalações dos SMAS de Sintra, cujos procedimentos de organização e gestão asseguram a manutenção das condições de segurança, definidas em fase de projeto e ao longo do tempo de vida do edifício, garantindo-se uma estrutura mínima de resposta a emergências.
A liderança e o compromisso, incluindo a consciencialização e a capacidade de resposta, são fundamentais para um serviço de SST robusto, credível e fiável, tendente à consecução dos resultados pretendidos.