SMAS Sintra

Comissões Técnicas
  • Comissões Técnicas, Grupos de Trabalho e projetos colaborativos entre Entidades, Organismos e Associações

      Vários profissionais dos SMAS de Sintra integram Comissões Técnicas, grupos de trabalho ou de projetos em entidades, organismos e associações, procurando aprofundar a análise e o debate de temáticas ligadas às áreas de que se ocupam. Esta interação e junção de sinergias promove a difusão de conhecimentos, o intercâmbio de experiências entre os participantes, a organização de atividades formativas e informativas e o acompanhamento das atividades das associações e comissões técnicas, nacionais e internacionais, ligadas ao setor.

Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas - APDA
A APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas representa e defende os interesses das entidades nacionais responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, assim como de todos os interessados, desde que intervenientes nestes domínios. Nesse âmbito, centra-se no tratamento, investigação e desenvolvimento de temas como a quantidade e qualidade das águas de abastecimento, e também a drenagem, tratamento e destino final das águas residuais. A partir das diversas Comissões Especializadas que possui, a Associação trabalha áreas igualmente cruciais para o setor, designadamente: ativos, recursos humanos, clientes, indicadores de gestão, legislação e economia, sistemas de distribuição, sistemas de informação, inovação, comunicação e educação ambiental, alterações climáticas, economia circular e uma mais técnica relativa à medição do escoamento de água em condutas fechadas. Sem fins lucrativos, a Associação participa também no estudo, preparação e debate público de diplomas legislativos e normativos relevantes para o setor, elevando-a também a uma organização especializada para profissionais de diversas formações.
  • Comissão Especializada da Qualidade da Água (CEQA)
      A Comissão Especializada da Qualidade da Água (CEQA) desenvolve os seus trabalhos com o foco nas questões da água destinada ao consumo humano, incluindo todos os processos que sustentam este objetivo e a interligação entre os vários domínios, desde as massas de água que constituem as origens, até à reutilização de água residual tratada.
  • Comissão Especializada de Sistemas de Informação (CESI)

      Estabelecer a partilha de conhecimento no domínio dos Sistemas de Informação, com base na experiência obtida pelos seus membros no desenvolvimento das suas actividades profissionais e promover a sua difusão entre os associados, através da elaboração de documentos, organização de reuniões, colóquios, visitas de estudo ou outras actividades similares. O intercâmbio de experiências será vocacionado fundamentalmente para as áreas de Sistemas de Informação Geográfica, Sistemas de Telegestão e Sistemas de Modelação, podendo a sua abrangência, se tal se mostrar conveniente, e sempre que possível, ser alargada a qualquer outro tipo de sistemas de informação cuja utilização seja comum entre os associados da APDA.

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  • Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA)
      A gestão dos sistemas de abastecimento de água reveste-se da maior importância, com relevante impacto nas vertentes social, económica e ambiental. Tratando de um bem essencial à vida e cada vez mais escasso, é premente dotar o país de um sólido conhecimento técnico, capaz de promover as ações conducentes à melhoria da eficiência hídrica dos sistemas.
  • Comissão Especializada de Legislação e Economia (CELE)

      A Comissão Especializada de Legislação e Economia pretende dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito das respetivas atribuições, o que inclui a análise e acompanhamento da produção e evolução legislativa do setor.

  • Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR)

      A Comissão Especializada de Águas (CEAR) desenvolve a sua atividade no âmbito dos temas associados a águas residuais domésticas e pluviais, em Portugal e na Europa. Esta comissão tem desenvolvido trabalho essencialmente nas áreas de Gestão de Redes de Drenagem, Tratamento e Reutilização de Águas Residuais, Tratamento, Valorização e Destino Final das Lamas e Gestão de águas pluviais, entre outros temas associados às águas residuais.

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  • Comissão Especializada de Gestão de Clientes (CEGC)

      A satisfação dos consumidores e a sustentabilidade das entidades gestoras passam indubitavelmente pelas áreas que gerem o relacionamento direto com os Clientes, em atividades que vão desde a faturação, a cobrança, o atendimento e num sentido mais global, em todo o serviço e tecnologia que interaja diretamente com os consumidores. É, assim, fulcral que toda a gestão do relacionamento com o Cliente se faça com rigor e profissionalismo, procurando atingir ou superar as expectativas dos consumidores, não descurando todo o trabalho que vise a otimização de receitas, garantindo a sustentabilidade das Entidades Gestoras.

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  • Comissão Especializada de Gestão de Ativos (CEGA)
      Com o envelhecimento das infraestruturas, as EG deparam-se com elevados níveis de deterioração, em especial nas redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, com o consequente aumento de deficiências e avarias, o que resulta na prestação de um serviço de menor qualidade. Este cenário ocorre geralmente nas situações em que a EG tem uma postura essencialmente reativa/ curativa na gestão destas infraestruturas, devido, na maioria das situações, a condicionalismos e restrições de meios e recursos. Na maior parte dos casos, a este problema acresce ainda a inexistência de inventários/ cadastros, registos de avarias e dados sobre a condição e desempenho dos ativos, em quantidade e qualidade suficientes, que permitam o acesso e tratamento expedito de informação fidedigna.
  • Comissão Especializada de Inovação (CEI)

      A Comissão Especializada de Inovação (CEI) constitui-se como um espaço de debate e reflexão, de forma a contribuir para melhorar as dinâmicas de Inovação ao nível das Entidades Gestoras (EG), bem como para tratar algumas temáticas concretas, só por si consideradas importantes e prioritárias.

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  • Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA)
      As nossas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate às alterações climáticas.
      O trabalho em desenvolvimento pela CECEA tem como como base a partilha de conhecimento obtidos através da experiência profissional de todos os seus membros nas vertentes da Comunicação e Educação Ambiental, entre os associados da APDA e profissionais do setor. Esta partilha far-se-á sobretudo através da realização de diferentes ações, i.e. Papers, Organização de Seminários, Workshops, Colóquios, promoção a visitas de estudo identificadas com esta temática, ou outras atividades similares que se considerem pertinentes naquela que é o âmbito de atuação do CECEA e a sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades e dos territórios.
  • Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas (CEAAC)

      A Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas, CEAAC, tem como principais objetivos: (i) sensibilizar a comunidade para a temática das alterações climáticas; e (ii) disponibilizar aos serviços de abastecimento de água e saneamento, bem como à comunidade em geral, informações e ferramentas expeditas que facilitem o processo de adaptação aos efeitos das alterações climáticas.

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  • Comissão Especializada de Indicadores de Gestão (CEIG)

      Contribuir para a utilização por parte das Entidades Gestoras dos Serviços de Abastecimento de Água e Drenagem e Tratamento de Águas Residuais, dos indicadores de desempenho como instrumento de apoio à decisão no incremento da Qualidade do Serviço e da Eficiência da Atividade.

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  • Comissão Especializada de Economia Circular (CEEC)

      A Comissão Especializada de Economia Circular (CEEC) procura afirmar-se pelo trabalho desenvolvido, tendo como objetivos contribuir para:

      i)  a prossecução dos Objetivos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030;
      ii)  o estudo e a criação de conhecimento expandido, com base na experiência obtida pelos seus membros no desenvolvimento das suas atividades;
      iii)  a disseminação de conhecimento pelos associados da APDA e para a sociedade em geral;
      iv)  a seleção de temas para participar em espaços de debate promovidos pela APDA.

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  • Comissão Especializada de Recursos Humanos (CERH)

      Acompanhamento e análise dos diplomas legais sobre remunerações e carreiras profissionais das Entidades Gestoras (EG) que desenvolvem a sua atividade no âmbito da distribuição de água e da drenagem de águas residuais.

      Avaliação específica das consequências dos diplomas legislativos sobre a avaliação do desempenho, com a possível elaboração de adequado projeto de Regulamento para o funcionamento do Conselho Coordenador da Avaliação (CCA) no respetivo processo da avaliação.

      Recolha, análise e tratamento de dados relativos aos Balanços Sociais e ou Relatório Único, em especial no que se refere às EG associadas da APDA, no sentido de elaborar estudos comparativos com indicadores de recursos humanos.

      Acompanhamento da situação das EG na área da segurança, higiene e saúde no trabalho.

      Seleção e preparação de temas para participação nos eventos a realizar pela APDA.

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  • Comissão Técnica CT 116 - Medição do Escoamento de Água em Condutas Fechadas (CT116)
      A Comissão Técnica de Normalização – CT 116 tem por âmbito o acompanhamento da normalização relativa à “Medição de Escoamento de Água em Condutas Fechadas”.
      Inserem-se neste campo, entre outros, todos os tipos de contadores de água, quer funcionando por meios mecânicos, quer utilizando outros princípios de medição, tais como eletromagnéticos, ultrassónicos, etc.
  • JOPA - Núcleo de Jovens Profissionais da Água

      Unir os atuais e futuros jovens profissionais do setor de Águas através do networking e da partilha de conhecimento, fomentando a sua visibilidade, capacitação e integração profissional e contribuindo para a inovação e as boas práticas no setor. Visão Ser uma referência a nível nacional e internacional na defesa e promoção dos interesses dos jovens profissionais do setor de Águas contribuindo para assegurar uma coesão intergeracional do setor e para potenciar práticas inovadoras e a sua sustentabilidade.

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Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas – iAFLUI
As afluências indevidas têm sido identificadas como um dos principais problemas dos sistemas de águas residuais (SAR) e pluviais (SAP). É reconhecido que estas contribuem largamente para um desempenho insatisfatório, apesar dos elevados investimentos que têm vindo a ser efetuados para estes sistemas. Embora reconhecidas pelas entidades gestoras (EG) como uma causa importante para a deterioração do desempenho funcional dos sistemas, com reflexos na qualidade do serviço prestado, frequentemente não é conhecida a dimensão real do problema, não estando internalizado nas EG um processo estruturado para abordar este problema. Este é reconhecido como um problema transversal que afeta a redução do desempenho hidráulico, ambiental e económico-financeiro, com impacto significativo no aumento dos custos operacionais. Neste contexto, o LNEC promove a iAFLUI – Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas, que pretende contribuir para a implementação do PENSAAR2020, através da disseminação de uma metodologia para o controlo de afluências indevidas e a correspondente capacitação das entidades gestoras nacionais.
  • iAFLUI

      O principal objetivo da iAFLUI  consiste em apoiar, através de um projeto colaborativo, a implementação do PENSAAR2020 e das políticas públicas associadas ao POSEUR, que permite a capacitação das entidades participantes para a melhoria da eficiência dos seus sistemas de águas residuais.

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