Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a reabilitar a câmara de manobras e as condutas do Reservatório da Rinchoa, uma importante infraestrutura que serve as localidades de Rio de Mouro, Mercês, Serra das Minas e parte de Mem Martins. Uma intervenção que ascende a mais de 630 mil euros, considerada prioritária dada a população que abrange, mas, fundamentalmente, pelo estado de degradação do equipamento, construído há mais de 50 anos. Nos últimos anos, neste equipamento vital para o abastecimento de água a Rio de Mouro e Mem Martins, os SMAS de Sintra realizaram intervenções de emergência, em trabalhos considerados urgentes e inadiáveis, sempre com a preocupação de não colocar em risco a distribuição de água às populações.

Após o arranque das obras, no início de 2024, os trabalhos vieram confirmar a existência de diversas patologias nas próprias condutas que servem o reservatório. Recentemente, verificou-se a ocorrência de roturas na tubagem de aço em função da descompressão do solo, durante a escavação necessária à execução dos trabalhos.

No planeamento da intervenção, que tem um prazo de execução de 540 dias (18 meses), houve a preocupação de acautelar a continuidade do abastecimento de água à população e a operacionalidade do sistema, através de um faseamento muito rigoroso dos trabalhos. A reparação das roturas exigiram medidas imediatas por parte dos SMAS dos Sintra, não obstante a sua complexidade por estarmos perante um equipamento com um intricado conjunto de tubagens de ligação às três células do reservatório e de condutas de adução e distribuição.

Em função da importância das obras, os SMAS de Sintra viram-se obrigados a intervir na zona de estacionamento e em pleno espaço público, o que, naturalmente, provoca alguns transtornos para a população residente.

Recorde-se, ainda, que a requalificação do Reservatório da Rinchoa foi alvo da abertura de um primeiro concurso em meados de 2022, que acabou por não registar qualquer proposta, o que atrasou o avanço dos trabalhos. A empreitada abrange a remodelação integral da câmara de manobras, com a substituição de todas as tubagens e válvulas, para além da reabilitação de paredes, tetos, revestimentos interiores e exteriores e a substituição da cobertura. As obras incluem ainda a instalação de válvulas de seccionamento individual das condutas distribuidoras para Rio de Mouro e Mem Martins, incluindo a medição do caudal individual para cada uma das zonas abrangidas por este reservatório.

Atualizado a 23/04/2024