Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão promover este sábado, dia 25 de fevereiro, ações de divulgação e sensibilização sobre a recolha seletiva de biorresíduos em Casal de Cambra e em Vila Verde (União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem). Em Casal de Cambra, entre as 15h00 e as 18h00, os SMAS de Sintra vão estar presentes no Parque Urbano 25 de abril de 1974, no âmbito ainda de atividades de Carnaval promovidas pela Junta de Freguesia. Em Vila Verde, nas instalações da sociedade local, tem lugar, a partir das 17h30, o Encontro Comunitário “Sopas & Sabores Saloios”, uma iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI, com vista à angariação de fundos a favor da realização de atividades dos alunos do estabelecimento de ensino.

Nestes eventos de Casal de Cambra e de Vila Verde, os SMAS de Sintra vão fomentar a adesão ao sistema de recolha seletiva de biorresíduos, que já está implementado em todo o concelho de Sintra, antecipando o que será obrigatório em todo o país a partir do início do próximo ano. Recorde-se que, para além dos benefícios ambientais da adesão (desvio de encaminhamento dos biorresíduos de aterro e a sua valorização para a produção de energia ou de composto para a fertilização dos solos agrícolas), os aderentes ao sistema contam com um desconto de 1€, por cada 30 dias, definido no tarifário dos serviços de água e resíduos para 2023 dos SMAS de Sintra.

Para além das ações de divulgação e sensibilização realizadas um pouco por todo o concelho, a adesão ao sistema pode ser efetuada no site dos SMAS de Sintra, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/, assim como nos balcões de atendimento localizados na Portela de Sintra (sede), Queluz, Agualva-Cacém e da Loja do Cidadão do Cacém.

Para concretizar a separação dos restos alimentares, tanto crus como os cozinhados, os SMAS de Sintra disponibilizam um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos orgânicos deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização.

Em Vila Verde, para além da ação de divulgação e sensibilização dos biorresíduos, os SMAS de Sintra vão dinamizar diversas atividades de educação e sensibilização ambiental, numa iniciativa que, acima de tudo, constituirá um momento de convívio e partilha, mas também uma oportunidade para angariar fundos para a realização de atividades a favor das crianças que frequentam a Escola EB1/JI.

Atualizado a 13/03/2023