
Com imagens da recolha num ponto de deposição em Massamá Norte (Casal da Barota), por parte de operacionais dos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra), está no ar, nos canais do grupo SIC, um anúncio de sensibilização da população dos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra para a necessidade de separação do vidro, com vista ao seu encaminhamento para reciclagem. “Basta reciclar mais duas garrafas por mês, para Portugal atingir a meta de reciclagem deste material” é o desafio desta campanha desenvolvida pela Tratolixo e pela Sociedade Ponto Verde. Em exibição até à presente semana, o anúncio é exibido em formato playce, que apresenta o vídeo imediatamente antes dos conteúdos gravados nas boxes de televisão e quando selecionados por um utilizador, sendo possível seccionar a respetiva área geográfica, para aumentar o impacte direto da campanha de sensibilização.
Esta campanha surge para responder à diminuição dos indicadores de recolha de vidro que, em 2023, nos quatro concelhos da Tratolixo, registou uma descida de cerca de 3 por cento, uma tendência que se mantém no corrente ano. Também em Sintra, até ao final de Agosto, foram recolhidas 3.075 toneladas desse material, uma redução de 3% em relação a período homólogo de 2023. No final desse ano, em Sintra, registou-se uma diminuição de cerca de 6% na recolha de vidro, com 4.636 toneladas recolhidas contra 4.921 toneladas do ano anterior (2022).
Segundo os responsáveis da Tratolixo e da Sociedade Ponto Verde, esta campanha assume-se como fundamental para o nosso país cumprir as metas de reciclagem definidas pela União Europeia, na ordem dos 70% em contraponto com os atuais 56%. Para o efeito, estas duas entidades apelam a uma mudança de hábitos dos portugueses, com incidência nos quatro concelhos, para que seja possível o aumento da reciclagem deste material.
Também os SMAS de Sintra estão em fase de lançamento da Campanha “Sintra Vidro+Vidro” com os mesmos objetivos, o de aumentar os indicadores de recolha seletiva de vidro. Esta campanha explicita as regras de separação do material, deixando claro que, no ecoponto verde, não deverão ser depositadas loiças e cerâmicas, cristais e espelhos, por contaminarem e inviabilizarem a reciclagem das normais embalagens de vidro. Esta campanha destina-se à população em geral, mas, em particular, aos empresários de restauração e similares, evidenciando que “cada garrafa de vidro reciclada é um passo em direção a um planeta mais verde e azul”.
Anúncio: