
Segundo fim de semana da Feira das Mercês, com os SMAS de Sintra a fomentarem a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. As tradições saloias e as causas ambientais de regresso ao recinto que une as freguesias de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro. Tal como aconteceu no primeiro fim de semana, os SMAS de Sintra vão sensibilizar os visitantes da Feira das Mercês para as questões ambientais, com destaque para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis. Também a sensibilização para a necessidade de aumentar os indicadores de separação do vidro, subjacente à Campanha “Sintra Vidro+Vidro”, está em destaque.
Espaços de artesanato, área infantil, espetáculos e zona de restauração são alguns dos principais atrativos da tradicional feira, que transporta os visitantes ao século XVIII, ocasião em que foi criada em terrenos da Quinta da Tapada que pertenciam ao Marquês de Pombal. A sua origem remonta a um antigo mercado de escravos, mas a mais antiga referência documental diz respeito à Memória Paroquial de 1758, onde é referida como uma feira franca anual, que se realizava nos últimos dois domingos de Outubro.
Com características de uma feira tradicional, os saloios ali acorriam para vender os excedentes das suas produções, para adquirir géneros alimentícios, para contratação de mão de obra, mas também para lazer e para namorar no Muro do Derrete. Agora, é tempo de recriar as tradições com a presença de ranchos folclóricos que evocam as profissões e as músicas de outrora, sem descurar as especialidades gastronómicas, como a Carne de Porco às Mercês, a Pera Parda, o Leitão de Negrais e a água-pé.
Para esta sexta-feira, ainda vai a tempo de ver a atuação de Sérgio Rossi, pelas 22h00, com a noite de amanhã, também pelas 22h00, reservada para Quim Barreiros. Durante a tarde, pelas 15h00, vai decorrer um encontro de folclore, com a participação dos ranchos folclóricos e etnográficos Saloio do MTBA; Recreios da Venda Seca; Cultural da Rinchoa; de Belas e “As Vendedeiras” Saloias de Sintra. No derradeiro dia, às 15h00, vai ter lugar a missa, seguida de procissão. A animação contempla, ainda, pelas 17h30, a apresentação de Teatro D. Roberto, pela Companhia Fio de Azeite. A Feira das Mercês fecha portas às 21h30 de dia 20.