Pode efetuar um novo contrato de forma simples e segura, sem deslocações. Para tal deve preencher o formulário disponível e no final anexar a documentação necessária conforme indicado nas Instruções de Preenchimento e de submissão de documentos.
Atenção – Instruções de Preenchimento e de submissão de documentos
- Digitalize os documentos necessários
Nota:
-
- A falta de documentação impossibilita a celebração do contrato
- É necessária a confirmação do documento de identificação mesmo em situações não presenciais pelo que, caso não pretenda facultar voluntariamente aos SMAS de Sintra cópia do mesmo, deverá mencioná-lo no campo de observações.
- Preencha todos os campos obrigatórios (*) do formulário
- Anexar os documentos necessários. O não envio de documentação impossibilita a celebração do contrato.
- Submeta a informação
- Após a receção e validação dos dados, será contactado para marcação da data de execução do serviço
- Posteriormente irá receber através do email indicado, o contrato de abastecimento, que deverá imprimir, assinar, digitalizar e enviar como resposta ao email recebido
Documentos a anexar com o seu formulário
- Documento de identificação válido
- NIF
- Documento legal que comprove a legitimidade de ocupante do imóvel (de acordo com a situação, verifique qual a opção indicada):
- Escritura do imóvel (menos de 1 ano após a data de emissão)
- Certidão do registo predial (emissão com menos de 6 meses)
- Caderneta predial atualizada (emissão com menos de 6 meses)
- Contrato de arrendamento
- Contrato de comodato
- Contrato de sublocação + contrato de locação e autorização para sublocar
- Cedência gratuita + caderneta predial atualizada + identificação do proprietário
- Caderneta predial atualizada + habilitação de herdeiros (Quando o contrato não é para celebrar em nome da cabeça de casal da herança, esta terá de fazer declaração em como autoriza outro herdeiro a celebrá-lo)
- Locais destinados à restauração
- Comunicação de instalação ou de modificação
- Empresas
- Certidão de registo comercial atualizada
- Identificação dos sócios com poderes para o ato
- Condomínios
- Ata da eleição dos administradores para o ano em vigor
- Identificação dos administradores
- Local com contador instalado
- Foto do contador, onde seja visível a leitura e o nº de contador
Pode liquidar a sua fatura através do sistema multibanco, mantendo-se os dados de pagamento inscritos na sua fatura válidos por mais 5 dias para além da data limite de pagamento. Caso tenha deixado passar este prazo irá receber alguns dias depois, um aviso de corte com nova referência para pagamento. Caso também deixe passar este último prazo, estará sujeito à interrupção de fornecimento de água a qualquer momento, embora possa ainda solicitar nova referência para pagamento, a qual poderá não ser inibidora da suspensão do fornecimento de água. Para o efeito deverá indicar o número de cliente ou NIF, a(s) faturas que pretende liquidar e um contacto telefónico.
Envie e-mail para geral@smas-sintra.pt
Informamos também, que pode consultar as faturas que tem a pagamento, e obter novas referências para pagamento através do nosso Portal do cliente. Para tal deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é muito simples bastando indicar o seu NIF e um e-mail, onde irá receber os dados de acesso. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade.
Pode dar a leitura através da linha gratuita 800 505 555, ou através do Portal do Cliente, para o que deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é gratuito e muito simples, bastando indicar o seu NIF e um email, onde irá receber os dados de acesso. Este registo permite-lhe efetuar inúmeras solicitações no âmbito do seu contrato. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade
Pode solicitar a rescisão do contrato através do envio de pedido devidamente assinado pelo titular do contrato, onde identifica nome, morada de consumo, morada para envio da ultima fatura, leitura do contador, a enviar para geral@smas-sintra.pt anexando cópia do documento de identificação. Em alternativa pode também efetuar o pedido de forma simples sem o envio de documentação, através do nosso Portal do Cliente. Para tal deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é muito simples bastando indicar o seu NIF e um email, onde irá receber os dados de acesso. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade. Este pedido deve ser efetuado com antecedência mínima de 7 dias uteis para a data pretendida
Roturas ou Falta de Água
Existem várias situações possíveis para não ter água:
- Verificar se a(s) torneira(s) de segurança junto ao contador se encontra(m) abertas.

- Verificar se está instalado junto ao seu contador na válvula de suspensão/ “olho de boi”, algum selo nas cores vermelho, amarelo ou verde. Se tiver um destes selos, deve contactar o atendimento comercial.

- Pode acontecer não ter selo, mas ter a água cortada, deve verificar se recebeu um Aviso de Corte e data limite de pagamento do mesmo, consulte “Quero pagar a(s) minha(s) fatura(s)”.
- Caso nenhuma das situações anteriores se verifique, e se os seus vizinhos também não têm água, provavelmente existirá uma avaria em resolução, consulte Avisos ou Mapa de Ocorrências , deste site.
Para reportar uma situação não identificada nos pontos anteriores, respeitante a avaria na rede pública de abastecimento de água, de saneamento, ou de águas pluviais, contacte a Linha de Avarias 800204781.
Resíduos Urbanos
Para solicitar recolha de resíduos volumosos, consulte orientações:
Para reportar anomalias na recolha de resíduos ou avarias de contentores, contacte a Linha de Resíduos 800210020.
O Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos (resíduos alimentares) já está implementada em todo o concelho desde 1 de outubro de 2022.
Faça aqui a sua adesão.
Faça aqui o seu pedido de sacos verdes (poderá também faze-lo telefonicamente através do nº 910 443 505)
Ao aderir ao sistema de recolha seletiva de biorresíduos, terá 2 € de desconto na fatura mensal dos SMAS de Sintra. Para manter o desconto, a cada 6 meses, deve efetuar um pedido de sacos.
Os SMAS de Sintra contam consigo. Faça parte de Biorreciclagem!
Para saber mais, aceda aqui ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.
Questionário Melhorar para melhor servir!
Apelamos à participação de TODOS!
A sua opinião é importante para melhorar a qualidade dos serviços que prestamos. Colabore respondendo às questões e apresentando sugestões de melhoria.
O pedido de limpeza de fossa, quando efetuado de forma digital, deve ser feito exclusivamente através do formulário online “Pedir serviço de limpeza de fossa” ou do “Portal do Cliente”. Não serão aceites os pedidos efetuados através de email.
Para utilizar o formulário online, basta aceder ao mesmo através do link abaixo indicado.
Para utilizar o Portal do Cliente, deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é gratuito e muito simples, bastando indicar o seu NIF e um email, onde irá receber os dados de acesso. Este registo permite-lhe efetuar inúmeras solicitações no âmbito do seu contrato. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade.
Os clientes dos serviços de águas, detentores de fossa séptica, por contrapartida com o pagamento mensal na fatura, das tarifas fixas e variáveis de saneamento, têm direito a duas limpezas da fossa gratuitas, número este representativo das “condições médias” relativas às necessidades de limpeza de fossas séticas no Concelho, sendo cada serviço adicional faturado autonomamente, conforme tarifário em vigor (artigo 51.º e Artigo 81.º do Regulamento n.º 594/2018 – Regulamento de Relações Comerciais dos Serviços de Águas e Resíduos de 4 de setembro de 2018).
Caso não seja cliente de abastecimento de água, o serviço tem custos de acordo com o tarifário em vigor, e obedece a um pagamento prévio. A fatura será enviada para o email indicado e só é dada sequência ao pedido após o pagamento da mesma.
O transporte e a entrega a destino final destas lamas é realizado em regime de exclusividade territorial pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, conforme alínea b) do nº 1 do artigo 2º e nº 1 do artigo 4º do decreto lei 194/2009 de 20 de agosto.

Na vertente do saneamento, em que a rede aumentou de 977 km em 2014 para 1.038 km em final de 2023, num investimento a rondar os 27 milhões de euros, o sistema integra atualmente 18 ETAR, em contraponto com as 14 existentes em 2014, num período em que foram renovadas ainda um total de 6 instalações de tratamento. Nesta área, Sintra quer continuar a afirmar-se como um concelho de referência a nível nacional no reaproveitamento da água residual tratada (ApR), para fins múltiplos que não exijam água potável, como a limpeza de órgãos das ETAR, desidratação mecânica de lamas, limpeza e desobstrução de coletores, lavagem e higienização de contentores de recolha de resíduos e, ainda, a varrição e lavagem de arruamentos. Sintra já reaproveita 6% da ApR resultante das suas 18 ETAR, quando a média nacional se situa nos 2%, e quer incrementar essa reutilização no âmbito de obras de requalificação como as que estão em curso nas unidades da Cavaleira (Algueirão-Mem Martins) e da Azóia (Colares).
A construção da ETAR de Areias e Alvarinhos, na sequência da construção da rede nestas duas localidades, e a requalificação das instalações de São João das Lampas, Montelavar e Colares são os próximos investimentos a concretizar na área do saneamento.
No domínio dos resíduos, os SMAS de Sintra vão prosseguir o investimento na melhoria da eficiência e sustentabilidade do sistema de recolha e transporte, com particular enfoque na implementação de contentorização enterrada, visando o aumento da capacidade de deposição, a melhoria ambiental do espaço público e o aumento dos indicadores de recolha seletiva. Nesta área, merece referência especial a concretização do sistema de recolha seletiva de biorresíduos, que já mobiliza mais de 75 mil pessoas no setor doméstico e 100 grandes produtores de restos alimentares, neste último caso através de um circuito exclusivo de recolha dedicada. A aposta passa ainda por aumentar a recolha das fileiras tradicionais (plástico/metal, papel/cartão e vidro), dando sequência ao aumento registado no período entre 2014 e 2023 de 11.000 para 15.000 toneladas (mais 37%).
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Ainda na área dos resíduos, registe-se a parceria com as juntas de freguesia que, no âmbito da recolha de monos, se afigura como uma mais-valia para mitigar um flagelo, o descarte ilegal de resíduos volumosos, numa valência que cresceu de 1.800 toneladas em 2014 para 9.000 em 2023 (mais 400%) e que vai ultrapassar as 10.000 toneladas no final de 2024.
No capítulo da despesa, o orçamento dos SMAS de Sintra é condicionado, por um lado, pelo acréscimo que resulta das atualizações remuneratórias definidas para a Administração Pública e, por outro, pelo agravamento de custos estabelecido para 2025 pelas empresas Águas do Tejo Atlântico e EPAL, referente, respetivamente, ao tratamento de águas residuais e ao fornecimento de água.
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Enquanto corresponsáveis, em articulação com a Câmara de Sintra, pela Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental, os SMAS de Sintra estão fortemente empenhados também em consolidar o MAR-Museu da Água e Resíduos como o centro da sensibilização ambiental em Sintra, no âmbito da sua missão de sensibilização da comunidade em geral (em particular a educativa) para os valores da defesa do património ambiental, apostando na inovação e na tecnologia, em torno dos ciclos urbanos da água e resíduos e com as atividades em consonância com os eixos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento social, económico e ambiental à escala planetária.