Pode efetuar um novo contrato de forma simples e segura, sem deslocações. Para tal deve preencher o formulário disponível e no final anexar a documentação necessária conforme indicado nas Instruções de Preenchimento e de submissão de documentos.
Atenção – Instruções de Preenchimento e de submissão de documentos
- Digitalize os documentos necessários
Nota:
-
- A falta de documentação impossibilita a celebração do contrato
- É necessária a confirmação do documento de identificação mesmo em situações não presenciais pelo que, caso não pretenda facultar voluntariamente aos SMAS de Sintra cópia do mesmo, deverá mencioná-lo no campo de observações.
- Preencha todos os campos obrigatórios (*) do formulário
- Anexar os documentos necessários. O não envio de documentação impossibilita a celebração do contrato.
- Submeta a informação
- Após a receção e validação dos dados, será contactado para marcação da data de execução do serviço
- Posteriormente irá receber através do email indicado, o contrato de abastecimento, que deverá imprimir, assinar, digitalizar e enviar como resposta ao email recebido
Documentos a anexar com o seu formulário
- Documento de identificação válido
- NIF
- Documento legal que comprove a legitimidade de ocupante do imóvel (de acordo com a situação, verifique qual a opção indicada):
- Escritura do imóvel (menos de 1 ano após a data de emissão)
- Certidão do registo predial (emissão com menos de 6 meses)
- Caderneta predial atualizada (emissão com menos de 6 meses)
- Contrato de arrendamento
- Contrato de comodato
- Contrato de sublocação + contrato de locação e autorização para sublocar
- Cedência gratuita + caderneta predial atualizada + identificação do proprietário
- Caderneta predial atualizada + habilitação de herdeiros (Quando o contrato não é para celebrar em nome da cabeça de casal da herança, esta terá de fazer declaração em como autoriza outro herdeiro a celebrá-lo)
- Locais destinados à restauração
- Comunicação de instalação ou de modificação
- Empresas
- Certidão de registo comercial atualizada
- Identificação dos sócios com poderes para o ato
- Condomínios
- Ata da eleição dos administradores para o ano em vigor
- Identificação dos administradores
- Local com contador instalado
- Foto do contador, onde seja visível a leitura e o nº de contador
Pode liquidar a sua fatura através do sistema multibanco, mantendo-se os dados de pagamento inscritos na sua fatura válidos por mais 5 dias para além da data limite de pagamento. Caso tenha deixado passar este prazo irá receber alguns dias depois, um aviso de corte com nova referência para pagamento. Caso também deixe passar este último prazo, estará sujeito à interrupção de fornecimento de água a qualquer momento, embora possa ainda solicitar nova referência para pagamento, a qual poderá não ser inibidora da suspensão do fornecimento de água. Para o efeito deverá indicar o número de cliente ou NIF, a(s) faturas que pretende liquidar e um contacto telefónico.
Envie e-mail para geral@smas-sintra.pt
Informamos também, que pode consultar as faturas que tem a pagamento, e obter novas referências para pagamento através do nosso Portal do cliente. Para tal deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é muito simples bastando indicar o seu NIF e um e-mail, onde irá receber os dados de acesso. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade.
Pode dar a leitura através da linha gratuita 800 505 555, ou através do Portal do Cliente, para o que deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é gratuito e muito simples, bastando indicar o seu NIF e um email, onde irá receber os dados de acesso. Este registo permite-lhe efetuar inúmeras solicitações no âmbito do seu contrato. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade
Pode solicitar a rescisão do contrato através do envio de pedido devidamente assinado pelo titular do contrato, onde identifica nome, morada de consumo, morada para envio da ultima fatura, leitura do contador, a enviar para geral@smas-sintra.pt anexando cópia do documento de identificação. Em alternativa pode também efetuar o pedido de forma simples sem o envio de documentação, através do nosso Portal do Cliente. Para tal deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é muito simples bastando indicar o seu NIF e um email, onde irá receber os dados de acesso. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade. Este pedido deve ser efetuado com antecedência mínima de 7 dias uteis para a data pretendida
Roturas ou Falta de Água
Existem várias situações possíveis para não ter água:
- Verificar se a(s) torneira(s) de segurança junto ao contador se encontra(m) abertas.

- Verificar se está instalado junto ao seu contador na válvula de suspensão/ “olho de boi”, algum selo nas cores vermelho, amarelo ou verde. Se tiver um destes selos, deve contactar o atendimento comercial.

- Pode acontecer não ter selo, mas ter a água cortada, deve verificar se recebeu um Aviso de Corte e data limite de pagamento do mesmo, consulte “Quero pagar a(s) minha(s) fatura(s)”.
- Caso nenhuma das situações anteriores se verifique, e se os seus vizinhos também não têm água, provavelmente existirá uma avaria em resolução, consulte Avisos ou Mapa de Ocorrências , deste site.
Para reportar uma situação não identificada nos pontos anteriores, respeitante a avaria na rede pública de abastecimento de água, de saneamento, ou de águas pluviais, contacte a Linha de Avarias 800204781.
Resíduos Urbanos
Para solicitar recolha de resíduos volumosos, consulte orientações:
Para reportar anomalias na recolha de resíduos ou avarias de contentores, contacte a Linha de Resíduos 800210020.
O Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos (resíduos alimentares) já está implementada em todo o concelho desde 1 de outubro de 2022.
Faça aqui a sua adesão.
Faça aqui o seu pedido de sacos verdes (poderá também faze-lo telefonicamente através do nº 910 443 505)
Ao aderir ao sistema de recolha seletiva de biorresíduos, terá 2 € de desconto na fatura mensal dos SMAS de Sintra. Para manter o desconto, a cada 6 meses, deve efetuar um pedido de sacos.
Os SMAS de Sintra contam consigo. Faça parte de Biorreciclagem!
Para saber mais, aceda aqui ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.
Questionário Melhorar para melhor servir!
Apelamos à participação de TODOS!
A sua opinião é importante para melhorar a qualidade dos serviços que prestamos. Colabore respondendo às questões e apresentando sugestões de melhoria.
O pedido de limpeza de fossa, quando efetuado de forma digital, deve ser feito exclusivamente através do formulário online “Pedir serviço de limpeza de fossa” ou do “Portal do Cliente”. Não serão aceites os pedidos efetuados através de email.
Para utilizar o formulário online, basta aceder ao mesmo através do link abaixo indicado.
Para utilizar o Portal do Cliente, deverá estar registado ou proceder ao seu registo. O registo é gratuito e muito simples, bastando indicar o seu NIF e um email, onde irá receber os dados de acesso. Este registo permite-lhe efetuar inúmeras solicitações no âmbito do seu contrato. Caso tenha mais que um contrato de abastecimento com os SMAS de Sintra, o registo é único e permite aceder a todos os contratos que tenha ativos com esta Entidade.
Os clientes dos serviços de águas, detentores de fossa séptica, por contrapartida com o pagamento mensal na fatura, das tarifas fixas e variáveis de saneamento, têm direito a duas limpezas da fossa gratuitas, número este representativo das “condições médias” relativas às necessidades de limpeza de fossas séticas no Concelho, sendo cada serviço adicional faturado autonomamente, conforme tarifário em vigor (artigo 51.º e Artigo 81.º do Regulamento n.º 594/2018 – Regulamento de Relações Comerciais dos Serviços de Águas e Resíduos de 4 de setembro de 2018).
Caso não seja cliente de abastecimento de água, o serviço tem custos de acordo com o tarifário em vigor, e obedece a um pagamento prévio. A fatura será enviada para o email indicado e só é dada sequência ao pedido após o pagamento da mesma.
O transporte e a entrega a destino final destas lamas é realizado em regime de exclusividade territorial pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, conforme alínea b) do nº 1 do artigo 2º e nº 1 do artigo 4º do decreto lei 194/2009 de 20 de agosto.

Nos próximos anos, com uma visão renovada e assente na modernização, eficiência e sustentabilidade, será reforçada a aposta na remodelação das redes de distribuição de água, com vista a prosseguir o caminho da redução das perdas de água (atualmente, na ordem dos 18 por cento); na expansão da rede de saneamento e construção de novas infraestruturas de tratamento; e a profunda melhoria do sistema de recolha de resíduos urbanos.
O Orçamento para o corrente ano, já aprovado em sede de Câmara e de Assembleia Municipal, assinala o início de um novo ciclo na atividade dos SMAS de Sintra. Pela primeira vez na história deste serviço, que comemora 80 anos em 2026, o Conselho de Administração integra, na sua totalidade, elementos exteriores ao executivo municipal, sendo composto pelo presidente Rui Caetano e os vogais Paulo Gomes e Rui Covas Simões.
No domínio dos resíduos, os SMAS de Sintra vão prosseguir o investimento na melhoria da eficiência e sustentabilidade do sistema de recolha e transporte, com redimensionamento e reformulação da contentorização, mas também através da otimização dos circuitos de recolha, com reforço da implementação do sistema de informação nas viaturas. Nesta área, destaque para a articulação com as juntas e uniões de freguesia, através da celebração de contratos interadministrativos, para o reforço do sistema complementar de higiene urbana e recolha de resíduos, com particular enfoque ao nível dos “monos” (resíduos volumosos) e resíduos verdes.
[gallery columns="2" size="large" ids="318413,318398"]
Os desafios que se colocam ao nível da recolha de resíduos, reconhece o Conselho de Administração, são complexos em função da dimensão territorial e demográfica do concelho de Sintra. O sistema de recolha, sublinham, é “marcado por uma insuficiência significativa de viaturas operacionais, por equipas de trabalhadores desmotivadas face às atuais condições de trabalho e por grandes dificuldades em cumprir os circuitos de recolha existentes”. Acrescem problemas estruturais, “como o aumento de despejos ilegais e a deposição de monos em espaço público sem agendamento prévio, que agravam a pressão sobre os serviços e comprometem a qualidade do espaço urbano”.
[gallery columns="2" size="large" ids="318498,318397"]
Para além do reforço da articulação com as juntas e uniões de freguesia, com os objetivos, entre outros, de clarificar as responsabilidades e garantir meios adequados às necessidades de recolha, pretende-se reforçar a sensibilização dos munícipes para a correta deposição dos resíduos nos contentores, incentivar a recolha seletiva e assegurar a recolha atempada das diferentes fileiras. Será reforçada a aposta na recolha de restos alimentares (biorresíduos), seja junto de grandes produtores, seja no setor doméstico, mantendo-se o desconto de 2 euros aos aderentes ao sistema.
[gallery columns="2" size="large" ids="318406,318396"]
Na área da distribuição de água, os SMAS de Sintra vão manter o investimento na remodelação das redes mais antigas (com maior índice de roturas), com vista a reduzir as perdas de água (com o objetivo de prosseguir a trajetória de redução até aos 15%) e aumentar a fiabilidade do abastecimento, reforçando ainda a deteção e localização de fugas não visíveis e, por outro lado, a fiscalização e combate aos consumos ilícitos.
Na vertente do saneamento, a prioridade recai na expansão e remodelação da rede de drenagem de águas residuais, como a empreitada em curso em Aruil, e na construção de infraestruturas de tratamento, como a ETAR de Areias e Alvarinhos (Freguesia de São João das Lampas), estando em fase de revisão de projeto a remodelação das unidades de São João das Lampas e Montelavar e em fase de elaboração de projeto as estações de Colares e Sabugo.
[gallery columns="2" size="large" ids="318395,318394"]
Os SMAS de Sintra estão empenhados ainda em consolidar o MAR-Museu da Água e Resíduos como um equipamento de referência no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental, apostando na sua divulgação junto da comunidade em geral e, em particular, dos estabelecimentos de ensino do concelho, no sentido de reforçar o protagonismo das novas gerações na mitigação dos desafios face às alterações climáticas.