Com particular destaque para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) voltam a marcar presença num evento de animação no concelho, neste caso na Feira de Outono que vai ter lugar, entre 10 e 12 de novembro, no recinto da Praceta Duque de Saldanha, junto à Loja do Cidadão do Cacém, numa organização da União das Freguesias de Cacém e São Marcos com o apoio da Câmara de Sintra. À semelhança do que tem sucedido um pouco por todo o concelho, como na Feira das Mercês no passado mês de outubro, os SMAS de Sintra vão continuar a fomentar adesões ao sistema de valorização de restos alimentares, a menos de dois meses da obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva no território nacional. Também o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, que se encontra em fase de alargamento à totalidade do concelho, será alvo de sensibilização no Cacém.

Animação de rua, espetáculos, bancas de artesanato e tasquinhas com produtos regionais (desde doçaria até pão e vinho, sem esquecer os queijos e enchidos) são as principais atrações deste evento, que se assumirá também como uma mostra da atividade cultural, económica e recreativa de Cacém e São Marcos. O evento arranca às 18h00 de sexta-feira, encerrando portas à meia noite, com horário das 12h00 às 24h00 no sábado e das 12h00 às 20h00 no domingo. No cartaz da Feira de Outono, na animação musical, destaque para a atuação de Toy, no domingo, às 16h00. Miguel Azevedo é o artista que abre as hostilidades, esta sexta-feira, às 21h30, com o Grupo “Fora de Série” a atuar na noite de sábado, a partir das 21h00.

No espaço dos SMAS de Sintra, que assumem assim a sua corresponsabilidade na política ambiental do município, os visitantes poderão aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, mas também ficarem a conhecer o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis. Em relação aos biorresíduos, os aderentes recebem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.

Os clientes que aderem ao sistema, que é totalmente gratuito, beneficiam de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do contacto telefónico 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas juntas de freguesia.

Atualizado a 20/11/2023