O Município de Sintra concluiu a empreitada de construção do subsistema de saneamento de Barreira, São Miguel e Funchal, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, num investimento de 1 milhão e 100 mil euros. Esta intervenção dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) permitiu dotar estas localidades de rede de drenagem de águas residuais, em substituição de fossas sépticas, beneficiando cerca de 250 habitantes.
Este subsistema de saneamento inclui as estações elevatórias de Barreira e Funchal, com posterior encaminhamento para a Estação de Tratamento de Águas Residuais de São João das Lampas.
A empreitada compreendeu ainda a remodelação da rede de distribuição de água, que se encontra garantida a partir do Reservatório da Amoreira, substituindo as condutas em fibrocimento que eram palco de frequentes roturas. Foram remodelados ainda os ramais domiciliários. Face à cota do lugar de Funchal, em relação ao reservatório, a intervenção compreendeu a construção de uma estação hidropressora em Barreira, para elevação da pressão na rede de abastecimento.
Ainda nesta área da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, estão em curso as obras do subsistema de saneamento de Areias e Alvarinhos. Neste caso, um investimento dos SMAS de Sintra no montante de 2 milhões de euros.
Com um prazo de execução de 900 dias, a empreitada em Areias, Alvarinhos e A-do-Longo arrancou no início de 2021, após as necessárias autorizações da Direção Geral do Património Cultural, dada a sensibilidade arqueológica da zona.
Esta empreitada vai beneficiar cerca de 600 pessoas e compreende a construção da rede de drenagem de águas residuais domésticas, as quais serão encaminhadas para a futura ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Alvarinhos, para além da execução da rede de drenagem de águas pluviais. A intervenção contempla, ainda, a remodelação da rede de abastecimento de água.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.