Na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, o Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz, vai ser o palco principal das atividades de cariz ambiental que integram mais um Roteiro Bio-cultural, desta vez na União das Freguesias de Queluz e Belas. Entre as 10h00 e as 17h00, vai ter lugar um conjunto de jogos e workshops, com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) a participarem com a atividade “Charco”. O percurso pedestre vai decorrer em torno do Aqueduto da Gargantada, explorando as diferentes estruturas construídas para uso, transporte e armazenamento da água, numa infraestrutura que, erguida no século XVIII, visava fornecer o Palácio Nacional de Queluz.
Promovido pela Câmara Municipal e com o apoio dos SMAS de Sintra, este roteiro foi delineado em torno da “Rota da Água em Queluz”, com um percurso de três quilómetros, com ponto de encontro, pelas 9h15, na praça central do Parque Urbano Felício Loureiro. Para participar no percurso pedestre é necessária inscrição AQUI.
Ao longo do dia, o principal espaço verde público de Queluz vai receber a dinamização de atividades de natureza ambiental, como um workshop em torno da biodiversidade, com principal enfoque nas aves, e o jogo “10 coisas que podes fazer pela biodiversidade urbana”, que vai desvendar o papel de cada um de nós, no dia-a-dia, na proteção do ambiente.
Os SMAS de Sintra vão marcar presença com a atividade “Charco”, com a observação deste ecossistema e a visualização em laboratório de animais aquáticos, anfíbios e plantas aquáticas ou terrestres. Uma atividade que pretende sensibilizar para a importância da biodiversidade e da necessidade da sua preservação, enquadrado no âmbito do Objetivo 15 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, que visa proteger a vida terrestre e, entre outras metas, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e a adoção de medidas urgentes para reduzir a degradação de habitat naturais, travar a perda de biodiversidade e proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.
Os Roteiros Bio-culturais, recorde-se, estão a percorrer as 11 freguesias/união de freguesias do concelho de Sintra, permitindo contactar de perto com o património natural e histórico-cultural, através de uma visita guiada e da dinamização de atividades de natureza ambiental. Mais informações através do número 925 207 115 ou por e-mail.