Estão praticamente concluídos os trabalhos a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) no âmbito da empreitada de requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares, em Algueirão-Mem Martins, que representa um investimento global do Município de Sintra de 2 milhões e 344 mil euros. A intervenção da responsabilidade dos SMAS de Sintra, na área do abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos, ascende a 436 mil euros. Os trabalhos foram visitados, recentemente, pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.
Numa área com uma extensão de mais de 27 mil metros quadrados, os SMAS de Sintra procederam à remodelação das redes de abastecimento de água (com instalação de tubagem em PVC e Ferro Fundido Dúctil de diâmetro 110, 200 e 250 mm e substituição dos ramais domiciliários) e de drenagem de águas residuais domésticas (com recurso a coletores de DN de 250 mm), para além da instalação de nova contentorização de recolha de resíduos urbanos. Neste caso, estão instalados novos equipamentos na Alameda Afonso de Albuquerque e na ligação da Rua Cima de Fanares com a Alameda Afonso de Albuquerque, faltando um terceiro conjunto na Praceta de Goa.
Constituindo uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, os trabalhos abrangem a Alameda Afonso de Albuquerque, a Rua da Índia Portuguesa e as pracetas de Goa, de Panjim, de Damão e Nau São Rafael, numa zona urbana marcada ainda pela proximidade ao projeto de requalificação da ribeira da Laje (avenidas da Bela Vista e Capitães de Abril).
O projeto inclui a criação de uma praça central, englobando as pracetas de Goa, de Panjim e de Damão, beneficiando da demolição, concretizada em maio de 2020, do antigo Mercado de Fanares. A nova praça vai dispor de um café/esplanada no local do antigo mercado, sendo prevista a criação de locais vocacionados para a realização de diversos eventos, como mercados e feiras temáticas (velharias, artesanato, sazonais, gastronomia regional…), além da remodelação total do parque infantil com a criação de uma nova zona lúdica.
Esta nova centralidade em Mem Martins vai favorecer a ligação pedonal entre o novo estacionamento da Praceta Nau São Rafael (a primeira área a apresentar uma cara renovada) e a estação de comboios, com cerca de 450 metros de extensão. A intervenção contempla igualmente a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje, aberto ao público em 2019, e que permitiu a ligação entre Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.