Durante este fim de semana, dias 24 e 25 de fevereiro,  o chocolate é rei no Jardim Conde de Almeida Araújo, em Queluz, num mercado muito especial. Os SMAS de Sintra marcam presença com um espaço próprio, conferindo particular destaque à sensibilização para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Com entrada livre, o evento é promovido pela União das Freguesias de Queluz e Belas e promete deliciar quem se deslocar ao local, onde será confrontado com cascatas de chocolate, doçaria e chocolate vegan e muitas outras propostas. O Mercado do Chocolate está aberto das 11h00 às 23h00 ao sábado e das 11h00 às 21h00 ao domingo, com animação musical agendada para a noite de sábado, a partir das 21h00.

Os SMAS de Sintra vão fomentar, mais uma vez, a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos que, para além de benefícios ambientais (desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos de aterro e a sua valorização para a produção de composto para a fertilização de solos agrícolas ou produção de energia), atribui um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

Para concretizar a separação dos restos alimentares, tanto crus como os cozinhados, os SMAS de Sintra disponibilizam um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos orgânicos deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização.

Para além das ações de divulgação em que os SMAS de Sintra marcam presença, como a que acontece no Mercado do Chocolate de Queluz e Belas, a adesão ao sistema pode ser efetuada no site dos SMAS de Sintra, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/, assim como nos balcões de atendimento localizados na Portela de Sintra (sede), Queluz, Agualva-Cacém e da Loja do Cidadão do Cacém, mas também nas instalações das juntas e uniões de freguesia.

Atualizado a 24/02/2024