
Com a sensibilização para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, esta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de julho, no Festival Aqui ao Lado, que vai decorrer até domingo no Parque Urbano da Quinta das Flores, em Massamá. Com entrada livre, o evento de cariz cultural e educacional, produzido pela Narrativa Aleatória-Associação Cultural e coorganizado pela Câmara de Sintra, assenta a sua programação na sustentabilidade e na difusão cultural, oferecendo mais de 50 atividades. Em sexta edição, o Festival Aqui ao Lado procura dar espaço a jovens artistas e, ao longo das suas cinco edições, já reuniu quase 450 artistas, 65 voluntários e mais de 14.700 visitantes. Este ano, será palco para uma dezena de concertos, com destaque para as atuações de EVAYA, Leo Middea, Rita Dias, Porbatuka e Carlos Gaudi, mas haverá, ainda, muitos motivos de interesse com cinema, teatro, workshops e street food.
Com início às 15h00 de sexta-feira, o Festival Aqui ao Lado divide-se em vários espaços, como o “Brincar Aqui ao Lado” e a “Oficina Art&Ciência”, destinados a toda a família, mas, em particular, aos mais pequenos. A pensar nos mais novos, a programação é diversificada com contos, teatro, oficina de artes plásticas e pinturas faciais. As manhãs de sábado e domingo vão ser dedicadas ao bem-estar físico e mental, com atividades promovidas pelo Central Park Massamá, que vão da zumba ao yoga, do pilates ao body balance. Este ano, com a colaboração do Real Sport Clube, será possível também experimentar a prática de tiro com arco.
Os SMAS de Sintra vão marcar presença nos dois primeiros dias, entre as 17h00 e as 21h00, com a divulgação de alguns projetos ambientais, com destaque para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. Os visitantes do festival vão poder aderir ao sistema que, para além de benefícios ambientais (em que a valorização dos restos alimentares dá origem a um composto orgânico e à produção de energia), atribui um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.
Recorde-se que, para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados no Ecoparque de Trajouce da Tratolixo e o processo de tratamento na Central de Digestão Anaeróbia da Abrunheira (Mafra) vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.