“Gestão & Segurança de Sistemas e Redes” foi o título de mais um webinar “SMAS de Sintra 75 anos”, que decorreu no passado dia 8 de julho, através da Plataforma Teams. Este evento online abordou questões prementes para uma entidade gestora na área do abastecimento de água e do saneamento, nomeadamente a telegestão e a cibersegurança, um conjunto de instrumentos indispensáveis para assegurar uma prestação do serviço à população em segurança.
O webinar contou com as intervenções de Paulo Jacinto (Chefe da Divisão de Telegestão), André Duarte (técnico superior da Divisão de Projetos) e de Luís Passos (Chefe da Divisão de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicações) e foi palco, ainda, da apresentação da aplicação móvel SMAS Sintra, um novo canal de comunicação com os mais de 190 mil clientes, efetuada pelo Diretor Delegado, Carlos Vieira.
Além da cibersegurança, uma questão transversal a diversos setores de atividade, esteve em particular destaque a telegestão, um conjunto de equipamentos (hardware e software) que viabiliza a gestão, monitorização e comando do sistema de abastecimento de água e de saneamento a cargo dos SMAS de Sintra e que, entre outras ações, permite visualizar em tempo real o funcionamento de instalações, no sentido de garantir a segurança de instalações, para além de assegurar volumes de armazenamento compatíveis com os consumos de água previstos e reais, operar remotamente e detetar anomalias em equipamentos e monitorizar indicadores de qualidade da água.
Entre as vantagens do sistema de telegestão, a par da melhor fiabilidade e segurança nas operações e mais eficiente resposta às emergências, está a gestão das perdas de água, outro das temáticas em destaque no evento. Uma questão que merece uma atenção particular dos SMAS de Sintra que em 2020, pelo segundo ano consecutivo, ficou abaixo dos 20%, o valor preconizado pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), numa trajetória de redução que se verifica desde 2014, quando os SMAS de Sintra registavam 30,9% de água não faturada (incluindo as perdas físicas e as comerciais). Os indicadores a este nível são reveladores das boas práticas e da continuidade das ações desenvolvidas na melhoria do sistema de abastecimento de água, através de investimentos na renovação da rede de distribuição, mas também pela aposta na deteção de fugas.
Pode assistir a este e a outros webinar, realizados durante o Ciclo “SMAS de Sintra 75 anos”, no Canal YouTube dos SMAS de Sintra.
O ciclo de webinars será retomado no mês de outubro, com data e tema a anunciar oportunamente, com o programa de comemorações dos 75 anos dos SMAS de Sintra a incluir, ainda, uma conferência com a cientista Elvira Fortunato, Prémio Pessoa 2021, que abordará a temática da inovação ao nível da sustentabilidade.