Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a promover diversas atividades de educação e sensibilização ambiental nas escolas do concelho. Neste período pascal, as crianças do ATL da Escola EB1 de São Pedro de Sintra foram sensibilizadas para a Economia Circular, aliando a vertente lúdica à mensagem ambiental, dando forma a coelhos a partir de rolos de papel higiénico e outros resíduos. “Aprender a Separar” é outra das iniciativas que os SMAS de Sintra estão a levar aos estabelecimentos de ensino, como aconteceu, recentemente, na EB1/JI do Casal do Cotão, em que os petizes aprenderam as vantagens da correta separação dos resíduos e da reciclagem.
Corresponsáveis ao nível da política ambiental do Município de Sintra, os SMAS de Sintra desenvolvem vários projetos/ações lúdico-pedagógicos de educação e sensibilização ambiental, que pretendem dar a conhecer as áreas de atuação dos serviços – abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos –, mas também potenciar a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população em geral, mas particularmente de crianças, jovens e seniores.
Em São Pedro de Sintra, cerca de 30 crianças, em período de pausa letiva e a frequentarem o ATL na EB1, deram largas à imaginação e transformaram resíduos em pequenos símbolos da Páscoa, com orelhas pontiagudas e olhos penetrantes, aquelas a partir de cartolinas/papéis reciclados e estes de lamelas de comprimidos. Uns apontamentos a caneta de filtro, para desenhar o nariz, a boca, dentes e a pelagem, a que se somam as patas e o rabo em papel, e o coelho da Páscoa está pronto para levar para casa. A mensagem ambiental, promovendo a Economia Circular que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais, está sempre presente na interação com os mais pequenos.
Na EB1/JI do Casal do Cotão, a aposta residiu em ensinar a separar os resíduos urbanos, reforçando a importância da reciclagem, mas sem esquecer a problemática da deposição ilegal, um flagelo à escala nacional, que pode em Sintra ser mitigado através do recurso à Linha de Resíduos dos SMAS: 800 210 020 (chamada gratuita). Após a teoria, os 50 alunos foram desafiados a separar resíduos pelos correspondentes ecopontos, para consolidar os conhecimentos adquiridos.
Nos últimos meses, os SMAS de Sintra levaram a atividade “Aprender a Separar” à EB1 n.º 1 de Mem Martins (326 alunos abrangidos), à EB1 de São Marcos n.º 1 (60 alunos) e à EB1 de São Marcos n.º 2 (60 alunos), enquanto a “Tornar a Economia Circular” passou pela EB 1 de Pêro Pinheiro (100 alunos) e JI de Vila Verde (25 crianças). As duas atividades foram realizadas ainda na Liga dos Amigos da Terceira Idade “Os Avós”, em Sintra, onde 35 seniores foram sensibilizados para a importância da reciclagem e tiveram a oportunidade de reaproveitarem tampas para utilização no tradicional “Jogo do Galo”.