Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estiveram presentes, no fim de semana de 27 e 28 de maio, em eventos que decorreram em vários pontos do concelho. Nos dois dias, os SMAS de Sintra marcaram presença no 18.º Encontro de Alternativas de Sintra, que decorreu na Quinta da Ribafria, subordinado ao tema “Por uma Nova Terra”. Para além de ações de educação e sensibilização ambiental na área do ciclo urbano da água e dos resíduos, a iniciativa constituiu uma oportunidade para sensibilizar para a recolha seletiva de biorresíduos, fomentando a adesão ao sistema. O mesmo aconteceu no sábado, no Mercado Municipal de Rio de Mouro, em mais uma edição da Feira da Saúde, e no domingo, em Massamá, na Feira Solidária das Instituições, que animou o Parque Urbano Salgueiro Maia. O fim de semana ficou marcado ainda pela realização de uma corrida de veículos movidos a energia solar, que contou com o apoio dos SMAS de Sintra.
Em Massamá, o longo do dia de domingo, mais de uma centena de munícipes não quiseram perder a oportunidade de aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que, para além dos benefícios ambientais, com o desvio dos resíduos alimentares do encaminhamento para aterro, proporciona um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos dos SMAS de Sintra.
Este sistema está implementado em todo o concelho de Sintra desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024. Para concretizar esta recolha seletiva, recorde-se, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo (empresa intermunicipal de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra) e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.
Nos dois dias da Feira Solidária das Instituições, uma iniciativa da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, a Câmara de Sintra dinamizou ainda a SINTRA+ATIVA, em que os visitantes tiveram oportunidade de participar em diversas atividades físicas e desportivas. Aulas de Pilates e Yoga e demonstrações de Dança, Zumba, Ballet e Capoeira foram alguns dos eventos que integraram o programa da iniciativa. Após Massamá, o SINTRA+ATIVA regressa ao terreno ao Parque Urbano da Serra das Minas (17 e 18 de junho), Parque da Bacia de Retenção de Algueirão (8 e 9 de julho) e ao Parque da Bela Vista, em Agualva (23 e 24 de setembro).
Sensibilizar a população para as temáticas dos cuidados de saúde primários foi, mais uma vez, o objetivo da Feira da Saúde de Rio de Mouro, que decorreu no Mercado Municipal e contou com o apoio dos SMAS de Sintra. O evento contou com a participação de diversas entidades ligadas ao setor, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade da adoção de comportamentos saudáveis, assim como a aposta na prevenção ao nível dos cuidados de saúde. Rastreios visuais, de glicémia e tensão arterial, assim como a promoção da saúde oral, foram algumas das iniciativas disponibilizadas à população.
Na Quinta da Ribafria, os SMAS de Sintra participaram na 18.ª edição do Encontro de Alternativas, dinamizado pela Voando em Cynthia-Associação Cultural. Para além da divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, os SMAS de Sintra sensibilizaram para a importância da reciclagem, através do jogo “Resíduos aos Pares”, em que os participantes associam os diferentes resíduos aos objetos resultantes da respetiva reciclagem, para além da dinamização do jogo “SMAS e o Ambiente”, que aborda diversas questões relativas à adoção nas melhores práticas ambientais.
Os SMAS de Sintra apoiaram ainda a primeira edição do projeto Sintra Edu Green STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), que teve o seu ponto alto no sábado, dia 27 de maio, durante a manhã no Centro Lúdico de Massamá, com uma exposição de produtos tecnológicos e um workshop, e à tarde no Real Sport Clube de Massamá, com uma demonstração de veículos solares de alunos do 1.º Ciclo e uma corrida a cargo de estudantes de cursos profissionais de escolas secundárias do concelho. À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, no âmbito das “Grandes Corridas de Veículos Movidos a Energia Solar”, os SMAS de Sintra reforçaram as preocupações ambientais da iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Sintra, através da cedência de contentorização de recolha de resíduos, para além de distribuição de água da rede pública.