Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão assinalar, este sábado, o Dia Mundial da Criança, no âmbito da iniciativa promovida pela União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra que vai ter lugar no Jardim da Anta. Entre as 11h00 e as 18h00, são muitas as iniciativas de animação programadas, particularmente destinadas para os mais pequenos, como espetáculos de marionetas, pelos Valdevinos (com sede, precisamente, no Jardim da Anta), insufláveis e dinamização de jogos lúdico-pedagógicos, com particular incidência no domínio ambiental. O evento será aproveitado ainda para a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis.
Os SMAS de Sintra vão promover diversas atividades de educação e sensibilização ambiental, com destaque para a dinamização do puzzle sobre o Ciclo Urbano da Água. No período da tarde, entre as 14h30 e as 17h30, serão realizadas pinturas faciais, com a palhaça Patanisca a sensibilizar para as questões da preservação do Planeta, ao mesmo tempo que efetua uma pintura facial ou corporal, que tanto pode ser uma mera gota de água no rosto, no braço ou numa perna e até um trabalho mais elaborado, como a “Princesa Gota d’Água”, “o Pirata dos Ecopontos nunca navegados” ou o “Super-Torneira”.
À semelhança do que sucede em vários eventos um pouco por todo o concelho, os SMAS de Sintra vão, mais uma vez, sensibilizar para a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos que, para além dos benefícios ambientais (desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos de aterro e a sua valorização para a produção de energia e de composto para a fertilização dos solos agrícolas), proporciona um desconto de 1€, por cada 30 dias, no tarifário dos serviços de água e resíduos dos SMAS de Sintra.
Também em destaque estará o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis que, antes da obrigatoriedade de implementação da recolha seletiva de resíduos têxteis (a partir de janeiro de 2025), foi alargado a todo o concelho. Um projeto que envolve os SMAS de Sintra, a Câmara Municipal e a To Be Green (Universidade do Minho) e constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos têxteis, transformando estes resíduos em recursos, desviando-os do encaminhamento para aterro e contribuindo para que materiais, aparentemente em fim de vida, possam dar origem a novos produtos.
Ainda durante este fim de semana, os SMAS de Sintra vão apoiar mais uma edição do Festival Imaginário, que tem lugar, sábado e domingo, no cenário natural da Quinta da Ribafria. Um evento que alia as artes, a família, a natureza e, este ano, a liberdade (em torno dos 50 anos do 25 de abril), promovido pela Byfurcação-Associação Cultural e que conta ainda com o apoio da Câmara de Sintra, da Fundação CulturSintra e da União das Freguesias de Sintra. No domingo, às 11h00, os SMAS de Sintra vão proporcionar uma demonstração de voo de aves de rapina, a cargo dos Falcões no Oeste, sensibilizando para a necessidade de preservação da biodiversidade e da proteção de espécies que, em alguns casos, se encontram em risco de extinção.