Com cerca de 2.000 inscrições, das quais 600 no trail (com carácter competitivo), nem a chuva que voltou a fazer-se sentir na Vila de Sintra, na noite deste sábado, dia 21 de outubro, afastou os participantes de mais uma edição, a 3.ª, do Sintra Trail Monte da Lua, que percorreu ruas, vielas, escadas, túneis, monumentos, jardins, miradouros, pontes e trilhos da Vila Património Mundial e da Serra de Sintra e que, este ano, pela primeira vez, incluiu a passagem pelo local enigmático do Poço Iniciático nos jardins da Quinta da Regaleira.

Tal como sucedeu nos anos anteriores, foram muitos os que não quiseram perder a oportunidade de aliar a prática de exercício físico ao contacto com a natureza e com o património histórico e cultural. Com coorganização da Câmara de Sintra, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e da empresa Podium Events, a prova foi composta por duas caminhadas, uma Longa (10 km) e uma Familiar (5 km), e uma corrida de 10 km, com carácter competitivo, que teve como vencedores Luís Pereira (individual) e Sheila Azevedo (Treino personalizado Mário Sá).

Também o Sintra Trail Monte da Lua apresentou preocupações ambientais, fomentando a recolha seletiva de resíduos e reutilização dos recipientes de abastecimento de água. No local de partida e chegada, assim como em zonas do percurso da prova, os SMAS de Sintra disponibilizaram equipamentos para a deposição de resíduos, procurando incentivar a separação seletiva, assegurando ainda a disponibilização de pontos de água, visando o abastecimento dos atletas e dos caminhantes. Através destes pontos de água, os participantes foram sensibilizados para a qualidade da água distribuída na rede pública do concelho.

Com uma elevação máxima de 423 metros e mínima de 176 metros, no âmbito da prova competitiva, o percurso exigiu dos atletas uma experiência prévia neste tipo de competições, assim como uma boa condição física e uma adequada gestão do esforço físico e mental. Os atletas dispunham de 2h30 para concluir a prova, com o primeiro a concluí-la em pouco mais de 46 minutos. Jardins da Quinta da Regaleira, Parque das Merendas, Vila Sasseti, Castelo dos Mouros, Igreja de Santa Maria, Jardim da Vigia e Parque da Liberdade foram alguns dos pontos de passagem, com a partida e chegada no “coração” da Vila Velha: Terreiro Rainha Dona Amélia.

Com encontro marcado de novo para o final de 2024, o evento ficou marcado pelo anúncio de que, a 7 de abril, terá lugar o Sintra Trail Cruz Alta, unindo os diversos polos monumentais de Sintra Património Mundial, como o Parque da Pena, o Castelo dos Mouros e o Parque de Monserrate. O itinerário está ainda por definir, mas a prova vai ter dois percursos competitivos, nas distâncias de 20 e 10 km, para além de uma caminhada de 10 km. Mais um evento, neste caso diurno, que promete proporcionar uma experiência inesquecível aos participantes, desvendando o misticismo da Serra de Sintra.

Atualizado a 02/02/2024