O perímetro florestal da Serra de Sintra vai receber, nos próximos dias 11 e 12 de maio, uma prova do Campeonato Regional de Enduro BTT, o Sintra Enduro Challenge, organizado pela Câmara de Sintra e pela Associação de Ciclismo de Lisboa e que conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).
Com partida e chegada ao parque de estacionamento dos Bombeiros de Colares, a prova desenrola-se num percurso de 30,4 km, com um desnível acumulado de 1259 metros, sendo composto por cinco percursos especiais cronometrados e por cinco troços de ligação. Com a participação de diversas categorias, o Sintra Enduro Challenge vai apurar os campeões regionais de Lisboa de Enduro 2024, com exceção das categorias de Sub13 e OPEN (não federados).
O percurso será ciclável em toda a sua extensão, utilizando estradas pavimentadas, estradões e percursos de BTT, partindo de Colares em direção a Monserrate, seguindo para o Monge e daí para a Pedra Branca, com regresso ao Monge e término em Colares. Segundo a organização, “este percurso está delineado de forma a obter uma harmonia entre competição e diversão”. Uma associação bem assumida nos trilhos da Serra de Sintra, que constituem um dos locais mais procurados para a prática de Enduro, tanto no plano nacional como internacional, seja por amadores como por profissionais, que escolhem estes caminhos para treinos, eventos promocionais ou, simplesmente, apreciar a paisagem.
Os treinos estão agendados para o dia 11, sábado, entre as 9h00 e as 16h30, com a competição reservada para o dia seguinte, domingo, entre as 8h00 e as 16h00. As cerimónias protocolares estão marcadas para o período entre as 16h30 e as 17h30.
A prática de Enduro é realizada em zonas florestais e com sensibilidade ambiental, sendo importante que os ciclistas minimizem o impacto da respetiva passagem na paisagem, sem descarte de qualquer tipo de resíduos. No âmbito das suas atribuições, os SMAS de Sintra vão contribuir para a preservação do ambiente, através da cedência de contentorização, para além da disponibilização de pontos de água no sentido do abastecimento dos atletas.