Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar, mais uma vez, as “24 Horas a Correr de Mem Martins-Sintra”, uma corrida de resistência e de longa duração agendada para o próximo fim de semana, dias 11 e 12 de maio. Coorganizada pelo Clube de Praticantes Real Academia e pela Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, a prova, em 5.ª edição, continua a ter como palco o Parque de Bacia de Retenção do Algueirão e, para além da corrida de 24 horas (entre as 12h00 de sábado e as 12h00 de domingo), é constituída por mais cinco competições, de 12, 6 e 3 horas e a Maratona Noturna, assim como a corrida juvenil “Os Putos da Corrida”, destinada a jovens entre os 10 e os 16 anos.
O objetivo da competição de 24 horas é completar o maior número de voltas num percurso em circuito fechado, no interior do Parque da Bacia de Retenção do Algueirão e junto ao Parque de Material Circulante da CP, com uma extensão de 1666 metros, com um piso misto de alcatrão, terra batida e passadiço em madeira.
Em 2023, o vencedor foi Arsénio Santos, que efetuou 136 voltas, percorrendo um total de 225,760 km, o que constitui novo recorde da prova e a 5.ª melhor marca nacional. Isabel Moleiro repetiu a performance de 2022, ao triunfar no setor feminino e dentro dos dez primeiros (8.º lugar), ao palmilhar quase 180 km.
Com o apoio dos SMAS de Sintra, as “24 horas a Correr de Mem Martins-Sintra” assumem preocupações ambientais, ao procurar a redução e eliminação da utilização do plástico e o consumo racional de água. Para o efeito, os SMAS de Sintra disponibilizam, por um lado, contentorização para a correta separação dos resíduos e, por outro, depósitos de água que permitem o abastecimento dos atletas.
Durante o próximo fim de semana, os SMAS de Sintra apoiam outro evento desportivo, o Sintra Enduro Challenge, uma prova organizada pela Câmara de Sintra e pela Associação de Ciclismo de Lisboa. Com partida e chegada ao parque de estacionamento dos Bombeiros de Colares, a prova desenrola-se num percurso de 30,4 km, com um desnível acumulado de 1259 metros, sendo composto por cinco percursos especiais cronometrados e por cinco troços de ligação. Com a participação de diversas categorias, o Sintra Enduro Challenge vai apurar os campeões regionais de Lisboa de Enduro 2024, com exceção das categorias de Sub13 e OPEN (não federados), percorrendo o perímetro florestal da Serra de Sintra.