“Uma gestão sustentável da água, Water Stewardship e boas práticas” foi o tema em reflexão no Fórum da Água, que teve lugar esta terça-feira, no Museu da Água e Resíduos, numa parceria da empresa Tabaqueira com os SMAS de Sintra.
Antecipando o Dia Mundial da Água (22 de março), o evento permitiu refletir sobre a importância de melhorar a eficiência da gestão de um recurso cada vez mais escasso. A redução da água não faturada, o reaproveitamento de água residual tratada e soluções de futuro como a dessalinização, entre outras apostas dos SMAS de Sintra, foram alguns dos temas abordados pelo diretor delegado, Carlos Vieira, um dos oradores do Fórum da Água, que adiantou que, na área do abastecimento de água, Sintra vai investir cerca de 25 milhões de euros até 2028.
Através de João Brígido, diretor da fábrica situada em Albarraque, a Tabaqueira partilhou os procedimentos que a levaram à certificação pela Alliance for Water Stewardship, que reconhece as boas práticas em matéria de uso sustentável da água, sendo a primeira fábrica do país a obter este reconhecimento internacional e a única a manter esta certificação a nível nacional. Desde 2010, a empresa reduziu em 47% a água necessária para a produção dos seus produtos.
O Fórum da Água contou, ainda, com as intervenções de Marta Lima, diretora executiva do Pacto para a Gestão da Água da Católica; e Maria João Costa, coordenadora de Água da Associação Natureza Portugal-WWF. Com a abertura a cargo de Marcelo Nico, diretor-geral da Tabaqueira, o encerramento pertenceu ao vereador Pedro Ventura, membro do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, que esteve representado ainda pela vereadora Piedade Mendes.