O Largo da República, em Agualva, recebe, entre esta quinta-feira e domingo, a 8.ª edição do Festival do Chocolate. Mais uma vez, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar este evento e sensibilizar os visitantes para a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. Numa organização da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, o festival vai permitir o acesso a diversas formas de chocolate, proporcionando ainda showcookings e animação, com destaque para a presença do programa “Somos Portugal”, da TVI, no próximo domingo (das 14h00 às 20h00).
O chocolate vai ser rei neste festival, que abre portas esta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, com o visitante a poder contactar com esta doce iguaria de todas as formas e feitios, sejam bolos, bombons, tabletes, tartes, crepes, waffles, churros, licores e até cascatas. Uma ementa para os mais gulosos, que poderão participar também em workshops, showcookings e iniciativas similares em que se convida o público a colocar a mão na massa no sentido da transformação do cacau.
A par destes eventos, vai ter lugar uma exposição fotográfica, uma mostra da história do Festival do Chocolate e da própria freguesia, com um destaque muito especial para o Largo da República, o palco do festival, mas que também sempre recebeu as tradicionais Feiras de Maio, uma das mais importantes feiras saloias que foi criada a partir do séc. XVIII.
Associado ao festival, os SMAS de Sintra vão sensibilizar para a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que, para além dos benefícios ambientais (desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos de aterro e a sua valorização para a produção de energia e de composto para a fertilização dos solos agrícolas), proporciona um desconto de 1€, por cada 30 dias, no tarifário dos serviços de água e resíduos dos SMAS de Sintra.
Recorde-se que, para concretizar a separação dos restos alimentares, os SMAS de Sintra disponibilizam um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos orgânicos deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização.
Para além das ações de divulgação e sensibilização realizadas um pouco por todo o concelho, como a que vai acontecer no Festival do Chocolate de Agualva e Mira Sintra, a adesão ao sistema pode ser efetuada no site dos SMAS de Sintra, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/, assim como nos balcões de atendimento localizados na Portela de Sintra (sede), Queluz, Agualva-Cacém e da Loja do Cidadão do Cacém e nas juntas de freguesia.
A 8.ª edição do Festival do Chocolate de Agualva e Mira Sintra vai decorrer no seguinte horário: dia 29 de fevereiro (quinta-feira), das 18h00 às 23h00; dia 1 de março (sexta-feira), das 16h00 às 00h00; e dia 2 (sábado), das 14h00 às 00h00 e dia 3 (domingo), das 12h00 às 22h00.