Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão participar, no próximo dia 16 de julho, em mais um Roteiro Bio-cultural, desta vez na freguesia de Colares, que vai incluir um percurso pedestre, ao longo da arriba entre a Praia das Maçãs e a Praia Pequena, com particular destaque para a passagem pelo Santuário do Alto da Vigia. Entre as 10h00 e as 12h30, no campo de jogos da Praia das Maçãs, vão ter lugar jogos e workshops ambientais, como o “Jogo do Ambiente”, dinamizado pelos SMAS de Sintra.

 

Promovido pela Câmara de Sintra e com o apoio dos SMAS de Sintra, o Roteiro Bio-cultural “No Alto da Vigia” vai permitir o contacto direto com o património natural da Praia das Maçãs, em torno da paisagem proporcionada pela orla costeira no percurso até à Praia Pequena, mas sem esquecer o património histórico-cultural, em que se evidencia o Santuário do Alto da Vigia. O roteiro arranca às 9h15, com ponto de encontro no campo de jogos (coordenadas 38.82533, -9.46886), com chegada prevista para as 12h30, num percurso de cerca de 6 km e dificuldade moderada. A atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia AQUI.

 

O principal destaque recai na passagem pelo Santuário do Alto da Vigia, um sítio arqueológico que regista ocupações das épocas romana, islâmica e moderna, com os vestígios mais antigos a corresponderem a um templo romano dedicado ao Sol Eterno, à Lua e ao Oceano. Classificado como sítio de interesse público, pelo seu interesse como testemunho notável de vivências e factos históricos e como reconhecimento da sua importância em termos de investigação histórica e científica, o Alto da Vigia apresenta, do período islâmico, um ribat (estrutura religiosa e defensiva) e, dos tempos modernos, uma torre de vigia.

Considerado como um arqueossítio único na arqueologia nacional e com poucos exemplos em todo o mundo romano, a existência do Alto da Vigia é reconhecido desde o século XVI, sendo ponto de visita para os eruditos, tanto portugueses como estrangeiros, durante o Renascimento. Entre os visitantes do local, com uma vista privilegiada sob o oceano, merece referência o próprio Rei D. Manuel I e, mais tarde, o Infante D. Luís, irmão de D. João II, para além de ilustres como Francisco d’ Ollanda e André de Resende.

Ainda no âmbito deste roteiro, o campo de jogos da Praia das Maçãs vai ser palco, entre as 10h00 e as 12h30, de jogos e workshops ambientais, como o “Jogo do Ambiente” dos SMAS de Sintra, que visa estimular a proteção da natureza e sensibilizar para as questões ambientais, com perguntas relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos, em relação a temáticas como a poupança de água, a importância da correta separação dos resíduos e o combate à deposição ilegal. O workshop “De olhos nas Aves” e o jogo “10 Coisas que podes fazer pela Biodiversidade Urbana” são outras atividades lúdico-pedagógicas que estarão disponíveis.

Mais informações sobre o Roteiro Bio-cultural de Colares poderão ser obtidas através do 925207115 ou do e-mail gsat.atividades@cm-sintra.pt.

Atualizado a 13/07/2022