Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) prosseguem os trabalhos de remodelação das redes de abastecimento de água (instalação de conduta DN 250 mm em PVC) e de drenagem de águas residuais domésticas na Alameda Afonso de Albuquerque, no âmbito da empreitada de requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, em Mem Martins, que representa um investimento municipal de 2 milhões e 344 mil euros. As obras a cargo dos SMAS de Sintra têm o valor de 436 mil euros.

Constituindo uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, os trabalhos contemplam uma área com uma extensão de mais de 27 mil metros quadrados, abrangendo a Alameda Afonso de Albuquerque, a Rua da Índia Portuguesa e as pracetas de Goa, de Panjim, de Damão e Nau São Rafael, numa zona urbana marcada ainda pela proximidade ao projeto de requalificação da ribeira da Laje (avenidas da Bela Vista e Capitães de Abril).

O projeto inclui a criação de uma praça central, englobando as pracetas de Goa, de Panjim e de Damão, beneficiando da demolição, concretizada em maio de 2020, do Mercado de Fanares. A nova praça vai dispor de um café/esplanada no local do antigo mercado, que já se encontra em fase de execução, sendo prevista a criação de locais vocacionados para a realização de diversos eventos, como mercados e feiras temáticas (velharias, artesanato, sazonais, gastronomia regional…), além da remodelação total do parque infantil com a criação de uma nova zona lúdica.

Esta nova centralidade em Mem Martins vai favorecer a ligação pedonal entre o novo estacionamento da Praceta Nau São Rafael (a primeira área a apresentar uma cara renovada) e a estação de comboios, com cerca de 450 metros de extensão. A intervenção contempla igualmente a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje, aberto ao público em 2019, e que permitiu a ligação entre Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares.

Atualizado a 19/01/2023