Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram, recentemente, a reparação de duas roturas nas tubagens da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, equipamento que serve as localidades de Rio de Mouro, Mercês, Serra das Minas e Mem Martins. A reparação realizada resultou do envelhecimento dos materiais, que vai motivar, no futuro, a concretização de uma obra mais vasta de requalificação.

Uma das roturas situava-se numa das condutas distribuidoras, a montante da válvula de seccionamento da distribuição da célula 2, que foi colocada fora de serviço, de forma a evitar perda de água, com a reserva e abastecimento à população assegurada pelas restantes duas células do reservatório. A segunda rotura situava-se na conduta adutora, de diâmetro 500 mm, o que obrigou, durante o período de reparação (cerca de 24 horas), a suspender a adução de água ao reservatório. O fornecimento à população foi assegurado através da água armazenada nas duas células em exploração, o que evitou qualquer corte no abastecimento. Neste caso, a perda de água era contínua com possibilidade de expansão.

Executada por uma empresa da especialidade, a reparação foi efetuada com recurso a materiais de última geração, como uma liga de aço-silício misturada com polímeros e oligômeros reativos de alto peso molecular, sobre o qual foi aplicado um revestimento de barreira tolerante a humidade para proteção da superfície metálica.

Atualizado a 01/04/2022