Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, entre 23 de junho e 2 de julho, nos tradicionais festejos em honra de São Pedro, que regressam, este ano, ao renovado Largo D. Fernando II (São Pedro de Sintra). Para além da sensibilização ambiental em torno das respetivas atribuições (abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha de resíduos urbanos), os SMAS de Sintra vão fomentar a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, implementado em todo o concelho desde o último trimestre de 2022, e que, a par dos benefícios ambientais, atribui um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.
Com o apoio dos SMAS e da Câmara Municipal de Sintra, as Festas de São Pedro são promovidas pela União das Freguesias de Sintra e regressam ao Largo D. Fernando II, após três anos de ausência que se ficaram a dever, por um lado, à pandemia e, por outro, à realização de obras de requalificação no local, recentemente concluídas. Para além dos restaurantes e tasquinhas com petiscos típicos dos santos populares, com destaque, naturalmente, para a sardinha assada, o certame vai contemplar espaços destinados à doçaria, à “street food” e ao artesanato e uma zona reservada para as coletividades e instituições da freguesia.
Os SMAS de Sintra vão marcar presença com um espaço (dias úteis, das 17h30 às 21h30, e fins de semana e feriado municipal, das 14h30 às 21h30) em que, para além de sensibilizarem para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. Este sistema está implementado em todo o concelho de Sintra desde outubro de 2022, antecipando as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024.
Para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno balde castanho (de 7 litros) e sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados que se encontram na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação como fertilizante em solos agrícolas.
Os clientes que aderirem ao sistema, que é totalmente gratuito, vão beneficiar de um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos, atribuído um mês após a adesão e que deverá ser renovado, de seis em seis meses, através do pedido de requisição de sacos, o que poderá ser efetuado no site dos SMAS de Sintra (https://www.smas-sintra.pt/formulario-pedido-de-sacos-verdes-para-biorresiduos/), através do número 910 443 505 ou, presencialmente, nos atendimentos dos SMAS e nas juntas de freguesia.
As Festas de São Pedro contam com um diversificado programa de animação, que arranca na véspera de São João, com as atuações da Tuna Académica da Universidade da Terceira Idade de Sintra, às 17h00, e pelo Grupo de Bombos e Concertinas das Mercês, às 19h00, culminando o primeiro dia com o Conjunto Top 2. Na véspera de São Pedro, dia 28, o destaque recai na atuação do conjunto Ténis Bar, a partir das 22h00, enquanto o feriado municipal, para além da vertente religiosa com missa solene na Igreja de São Pedro (11h00), inclui matiné com a Banda Sintra Ritmus (16h00), concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica “Os Aliados” (17h00), desfile da Marcha Popular de Cabriz (21h00) e a atuação do artista sintrense Sérgio Rossi (22h00). O encerramento dos festejos está reservado para a noite de 2 de julho, com a atuação de Mikaela.
Os SMAS de Sintra marcam presença, ainda, desde esta quarta-feira e até domingo (dias úteis das 17h30 às 21h00 e fim de semana das 15h00 às 21h00), no Arraial Popular que está a decorrer no Parque Salgueiro Maia, em Massamá, numa organização da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão. Também em Massamá, em destaque estará a recolha seletiva de resíduos orgânicos. Mikaela, Desfile de Marchas Populares e Maria Leal são as cabeças de cartaz do arraial de Massmá que promete muita animação.