A sensibilização para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos é o principal mote da participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) em mais uma edição do Mercado do Chocolate de Queluz e Belas, que decorre entre esta quinta-feira e domingo, no Jardim Conde de Almeida Araújo, em Queluz.

Com entrada livre, o evento é promovido pela União das Freguesias de Queluz e Belas e promete deliciar quem se deslocar ao local, com aromas e sabores em torno do produto rei, o chocolate, em forma de bombons, tabletes ou bolos. Cascatas de chocolate, doçaria e chocolate vegan são apenas algumas das saborosas propostas que vão estar à disposição de todos, durante o horário (esta quinta-feira, até às 23h00; sexta-feira e sábado, das 11h00 às 23h00; e domingo, das 11h00 às 21h00), com as noites de sexta-feira e sábado, a partir das 21h00, reservadas para a animação musical.

À semelhança do que acontece em vários pontos do concelho, no âmbito de eventos organizados pelo município, juntas de freguesia ou outras entidades, os SMAS de Sintra vão estar presentes com um espaço próprio, entre sexta-feira e domingo, em que estará em destaque a sensibilização para a recolha seletiva de restos alimentares, fomentando a adesão ao sistema que, para além de benefícios ambientais (desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos de aterro e a sua valorização para a produção de composto para a fertilização de solos agrícolas ou produção de energia), atribui um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

Para concretizar a separação dos restos alimentares, tanto crus como os cozinhados, os SMAS de Sintra disponibilizam um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos orgânicos deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização.

Para além das ações de divulgação em que os SMAS de Sintra marcam presença, como a que acontece no Mercado do Chocolate de Queluz e Belas, a adesão ao sistema pode ser efetuada no site dos SMAS de Sintra, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/, assim como nos balcões de atendimento localizados na Portela de Sintra (sede), Queluz, Agualva-Cacém e da Loja do Cidadão do Cacém, mas também nas instalações das juntas e uniões de freguesia.

Atualizado a 22/02/2024