Na Praia das Maçãs, após a sexta feira santa, o mexilhão continua a ser, este sábado, o rei do festival, num evento que conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Entre as 12h00 e as 24h00, o Festival do Mexilhão decorre no recinto do campo de jogos do Clube Recreativo da Praia das Maçãs. Promovido pelo clube local, com o apoio da Junta de Freguesia de Colares, da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra, o evento surge na sequência da tradição local de apanha do mexilhão no feriado da sexta feira santa. Os SMAS de Sintra estão presentes com um stand de sensibilização e adesão para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.
Este ano, o evento conquistou um novo espaço e, para além de uma tenda onde serão confecionadas e degustadas as iguarias ligadas ao mar, em particular o mexilhão, de mil e uma maneiras e feitios, os visitantes contam com animação musical, uma zona de artesanato e uma área infantil para os mais pequenos. No local, além da contentorização destinada a recolher as cascas dos bivalves e outros restos alimentares, os SMAS de Sintra dispõem de um espaço para promover a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.
Recorde-se que a adesão ao sistema, para além das vantagens ambientais, que decorrem do desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos para aterro e a sua valorização para produção de composto para fertilização de solos agrícolas ou produção de energia, confere um desconto de 1€ no tarifário dos serviços de água e resíduos de 2023.