O chocolate continua a ser o rei do festival no Largo da República, em Agualva, na 8.ª edição de um evento que conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Durante o fim de semana, será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos que, para além de benefícios ambientais, através da valorização dos restos de comida, se traduz na atribuição de um desconto de 1€ na fatura dos serviços de água e resíduos.

No Festival do Chocolate de Agualva e Mira Sintra, a par da possibilidade de saborear e adquirir as mais diversas formas do produto (bombons, tabletes, tartes, bolos, crepes, waffles, churros, licores e até cascatas), também será possível participar num showcooking com Mafalda Teixeira, na tarde de domingo, pelas 15h00, em que o público será convidado a colocar a mão na massa no sentido da transformação do cacau.

A tarde de domingo será marcada pela presença do programa “Somos Portugal”, da TVI, entre as 14h00 e as 20h00, mas também por animação, com o Casal Achocolatado, o Andas Cozinheiro e as pinturas faciais da Miss Bombonete (a partir das 15h00), sem esquecer a atuação musical do Grupo de Cantares de Agualva e Mira Sintra (16h00), do Grupo de Cantares Populares e Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica de Mira Sintra (16h30) e da Orquestra Claves de Som (17h00).

 

A par destes eventos, está patente uma exposição fotográfica, uma mostra da história do Festival do Chocolate e da própria freguesia, com um destaque muito especial para o Largo da República, que também sempre recebeu as tradicionais Feiras de Maio, uma das mais importantes feiras saloias que foi criada a partir do séc. XVIII.

Associado ao festival, os SMAS de Sintra contam com um espaço próprio em que sensibilizam para a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que, para além dos benefícios ambientais (desvio de encaminhamento dos resíduos orgânicos de aterro e a sua valorização para a produção de energia e de composto para a fertilização dos solos agrícolas), proporciona um desconto de 1€, por cada 30 dias, no tarifário dos serviços de água e resíduos dos SMAS de Sintra.

Recorde-se que, para concretizar a separação dos restos alimentares, os SMAS de Sintra disponibilizam um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos orgânicos deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização.

Para além das ações de divulgação e sensibilização realizadas um pouco por todo o concelho, como a que está a  acontecer no Festival do Chocolate de Agualva e Mira Sintra, a adesão ao sistema pode ser efetuada no site dos SMAS de Sintra, através do preenchimento do formulário disponível em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/, assim como nos balcões de atendimento localizados na Portela de Sintra (sede), Queluz, Agualva-Cacém e da Loja do Cidadão do Cacém e nas juntas de freguesia.

A 8.ª edição do Festival do Chocolate de Agualva e Mira Sintra decorre no seguinte horário: sábado, das 14h00 às 00h00, e domingo, das 12h00 às 22h00.

Atualizado a 01/04/2024