A divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e da campanha “Vidro + Vidro” são os destaques da participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) nas Festas de São Miguel, que vão decorrer entre quinta-feira e domingo (26 a 29 de setembro), e no Sintra Beer Fest, entre 3 e 6 de outubro, com ambos os eventos a decorrerem no Jardim da Correnteza, em Sintra. Assumindo-se como palcos de animação, o primeiro conciliando a vertente religiosa, o segundo dedicado à promoção da cerveja artesanal e da gastronomia, as Festas de São Miguel e o Sintra Beer Fest vão ser aproveitados para sensibilizarem a população para as questões ambientais. A promoção da separação seletiva na origem dos restos alimentares, dos resíduos têxteis e das embalagens de vidro vão estar, assim, no centro das atenções no espaço dos SMAS de Sintra.

À semelhança do que sucede em múltiplos eventos organizados pelo Município e pelas juntas de freguesia, mas também em iniciativas de cariz associativo, os SMAS de Sintra vão sensibilizar e promover a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos que, para além dos benefícios ambientais (desvio do encaminhamento para aterro e valorização dos resíduos para a produção de composto orgânico para a fertilização de solos agrícolas e produção de energia), confere um benefício de 1€ de desconto na fatura dos serviços de água e resíduos, a que se junta a cedência gratuita de pequeno contentor de sete litros e de sacos verdes.

A sensibilização para o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis vai divulgar uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos resíduos têxteis, que resulta de uma parceria com a To Be Green (Universidade do Minho), e que pretende responder à obrigatoriedade de recolha a partir de janeiro de 2025. Após um projeto piloto em algumas freguesias, esta iniciativa já foi alargada a todo o concelho de Sintra, assumindo-se como instrumento indispensável no sentido da definição da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Seletiva de Têxteis.

A Campanha “Vidro + Vidro”, por sua vez, encontra-se em fase de lançamento e pretende aumentar os indicadores de recolha seletiva de vidro. Explicitando as regras de separação do vidro, deixando claro que no ecoponto verde não deverão ser depositados loiças e cerâmicas, cristais e espelhos, por contaminarem e inviabilizarem a reciclagem das normais embalagens de vidro, a campanha destina-se à população em geral e, em particular, aos empresários de restauração e similares, evidenciando que “cada garrafa de vidro reciclada é um passo em direção a um planeta mais verde e azul”.

As Festas de São Miguel arrancam esta quinta-feira, com a atuação do Grupo Arte Música (pelas 21h30), com a noite seguinte dedicada ao grupo “Seca Adegas”. Ainda na sexta-feira, pelas 18h00, terá lugar o lançamento do livro “Sintra”, de Hugo Gonçalves (texto) e Libório Silva (fotografia), numa cerimónia agendada para o MU.SA-Museu das Artes de Sintra. No sábado, durante a tarde (16h00), a animação estará a cargo do Grupo de Música Popular Tradicional “Sons da Terra”, com a noite reservada para os “Dados Viciados”, um tributo aos Xutos&Pontapés. No domingo, o programa arranca com a vertente religiosa, com missa solene e procissão, pelas 11h30, com a tarde a incluir o Grupo Cantares Populares & Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica de Mira Sintra. Para encerrar os festejos, pelas 21h30, a atuação de Hélder Costa. Na semana seguinte, entre 3 e 6 de outubro, é a vez do Sintra Beer Fest, com a primazia conferida à cerveja artesanal, à gastronomia e à doçaria.

Atualizado a 24/09/2024