Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram a substituição do videowall da unidade de Telegestão, com o objetivo de modernizar o sistema de gestão, visualização e monitorização das redes de abastecimento de água e saneamento. O novo equipamento substitui o anterior, que já apresentava características técnicas obsoletas, permitindo melhorar as condições de operação de Telegestão, que possibilita, entre outras ações, visualizar em tempo real o funcionamento das instalações, no sentido de garantir a sua segurança, para além de assegurar volumes de armazenamento compatíveis com os consumos de água, detetar anomalias em equipamentos e monitorizar indicadores de qualidade de água.

Composto por monitores profissionais de 49”, com resolução FHD (alta definição total), o novo videowall possui características que permitem ser utilizado para apresentações técnicas, com partilha de ecrã a partir inclusivamente de dispositivos móveis, dispondo ainda de sistema de controlo de vídeo avançado, ligado à rede SMAS, o que possibilita que qualquer dispositivo interno (com as credenciais de acesso) poderá ali projetar imagens.

 

Para além do equipamento da sala de Telegestão, os SMAS de Sintra procederam à instalação de um novo videowall na sala de encarregados da Recolha de Resíduos, para que possam gerir de forma mais eficaz as equipas no terreno, a distribuição das ordens de serviço, assim como projetar informação relevante para a operação diária de recolha de resíduos urbanos.

Recorde-se que os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com cerca de 195 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2022 e 2026, mais de 71 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de abastecimento de água e de resíduos.

Atualizado a 14/11/2022