O sistema de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos), que foi alargado a todo o concelho de Sintra no passado dia 1 de outubro, vai estar em particular destaque no stand dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) na Feira das Mercês, que vai decorrer nos fins de semana de 14 a 16 e de 21 a 23 de outubro. A Feira Saloia de Sintra está de regresso ao tradicional recinto, numa organização da Câmara Municipal de Sintra e das juntas de freguesia de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro. Animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, divertimentos infantis e espetáculos variados são o cartaz da Feira das Mercês, que transporta os visitantes para o final do séc. XVIII, ocasião em que se assumiu como um principais eventos agrícolas da região de Lisboa.

À semelhança de anteriores edições, os SMAS de Sintra vão sensibilizar os visitantes da Feira das Mercês para as questões ambientais, com destaque para o sistema de recolha seletiva de biorresíduos, a compostagem, a valorização e reciclagem de têxteis e máscaras e o projeto “O que Cai ao Chão, Cai ao Mar”, assumindo a sua corresponsabilidade na política ambiental do município de Sintra que tem por objetivo proteger e valorizar os recursos ambientais e humanos do território concelhio.

 

Em particular destaque estará, durantes os dois fins de semana, a divulgação da recolha seletiva de biorresíduos, que foi expandida à totalidade do concelho desde o passado dia 1 de outubro, antecipando em mais de um ano as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024. Com o alargamento efetuado no início do corrente mês, o sistema de recolha de biorresíduos, que os SMAS de Sintra lançaram para o terreno em outubro de 2020 através de um projeto piloto, passa de 200 mil para 385 mil potenciais aderentes, correspondentes a toda a população do concelho de Sintra.

Para aderir ao sistema, os munícipes apenas necessitam de preencher um formulário (também disponível no site dos SMAS de Sintra, em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/), sendo-lhe entregue um pequeno balde (de sete litros) e sacos verdes. Os resíduos alimentares, tanto crus como os cozinhados, deverão ser colocados nesses sacos verdes que, depois de cheios e bem fechados, serão depositados nos contentores de resíduos indiferenciados (lixo comum). Quando chegam à Tratolixo, entidade que efetua o tratamento dos resíduos nos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, os sacos verdes são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização: composto orgânico ou produção de energia.

A abertura da feira está agendada para esta sexta-feira (dia 14), às 17h00, com a atuação do Grupo de Bombos das Mercês, com a primeira noite reservada para a atuação de Rosinha (pelas 22h00). No segundo dia, sábado, às 22h00, será a vez de Tanya. Na tarde de domingo do primeiro fim de semana da feira, a música estará a cargo das orquestras ligeiras das sociedades filarmónicas de Lameiras (às 16h00) e da União Assaforense (17h30). Ao longo do evento, terão lugar vários momentos de animação etnográfica saloia, incluindo a recriação das aventuras amorosas preconizadas por rapazes e raparigas no chamado Muro do Derrete.

No segundo fim da semana, entre os dias 21 a 23, destaque para a mostra etnográfica, com atuação de oito ranchos folclóricos (entre as 15h00 e as 18h00 de sábado), e a atuação de Jorge Guerreiro (às 22h00). No derradeiro dia, a partir das 15h00, terá lugar a vertente religiosa da feira, com a celebração de missa na Capela de Nossa Senhora das Mercês, seguindo-se a procissão.

Horário da Feira das Mercês:

 Sexta-feira: 17h00 às 24h00

 Sábado: 10h00 às 24h00

 Domingo: 10h00 às 23h00

Atualizado a 24/10/2022