Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) prosseguem com a dinamização de atividades de educação e sensibilização ambiental em estabelecimentos de ensino do concelho. “Aprender a Separar” e “Economia Circular” foram as atividades que os SMAS de Sintra levaram, recentemente, ao Jardim de Infância (JI) da Terrugem, ao JI/EB1 de Bolembre (São João das Lampas) e ao JI da EB2 da Rinchoa. Com estas ações, os mais pequenos foram sensibilizados para as vantagens da correta separação de resíduos e a importância da reciclagem, aliando a vertente lúdica à mensagem ambiental.

Corresponsáveis ao nível da política ambiental do Município de Sintra, os SMAS de Sintra desenvolvem vários projetos/ações lúdico-pedagógicos de educação e sensibilização ambiental, que pretendem dar a conhecer as áreas de atuação dos serviços – abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos –, mas também potenciar a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população em geral, mas particularmente de crianças, jovens e seniores.

No JI da Terrugem, cerca de 25 crianças foram sensibilizadas, em primeiro lugar, para a importância de aprenderem a separar os resíduos, assim como para os problemas decorrentes do descarte ilegal de resíduos na via pública. Num segundo momento, os petizes deram largas à imaginação e colocaram em prática o conceito de Economia Circular, dando uma nova vida a tampas de embalagens de plástico para reutilização no tradicional “Jogo do Galo”, passando a mensagem que é possível criar novos produtos a partir de materiais em fim de vida e, assim, contribuir para a redução do consumo de matérias-primas e um ambiente mais sustentável.

Para os responsáveis do JI da Terrugem, “o destino do planeta está nas mãos das nossas crianças e, por isso, é importante que aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir, com o seu “grãozinho de areia”, no combate contra as alterações climáticas”. Enquanto em Bolembre, para um universo de 30 crianças, o objetivo foi o de consolidar os conhecimentos no domínio da reciclagem, na Rinchoa, no caso de 20 crianças entre os 4 e os 6 anos, a aposta é começar “a consciencializar as crianças para hábitos mais sustentáveis e também para que a ‘mensagem’ chegue, através deles, às respetivas famílias”.

Para além da deslocação aos estabelecimentos de ensino, mediante inscrição em https://www.smas-sintra.pt/sensibilizacao-ambiental/, os SMAS de Sintra vão voltar a marcar presença no Reino de Natal, que este ano vai decorrer entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. Tornar a economia circular, vamos reutilizar”, “Preservação do recurso água” e “SMAS e o Ambiente” são algumas das atividades a proporcionar aos inúmeros visitantes que vão demandar o Parque da Liberdade, no ‘coração’ de Sintra, numa iniciativa em que os SMAS de Sintra aliam a comemoração da quadra natalícia com a dinamização de atividades de cariz ambiental.

Atualizado a 17/11/2022