Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) marcaram presença, entre sexta-feira e domingo, na Feira de Maio de Agualva, que decorreu no Largo da República. Com um stand próprio, os SMAS de Sintra promoveram, mais uma vez, o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos. Assumindo-se como uma viagem ao passado pleno de animação, o evento recriou uma das mais importantes feiras saloias do século XVIII, em que não faltaram as tasquinhas de comes e bebes, espetáculos musicais, venda de artesanato, espaços de divertimento e muita animação. No próximo sábado (1 de junho), os SMAS de Sintra voltam a Agualva, desta vez ao Jardim da Anta, para a comemoração do Dia Mundial da Criança.
Para além da Feira de Maio de Agualva, os SMAS de Sintra estiveram presentes, no último fim de semana, no Encontro de Alternativas de Sintra, que decorreu na Quinta da Ribafria, e no Dia da Família em Colares, que teve lugar no ringue da Praia das Maçãs. Nos diversos eventos, esteve em destaque o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, com a divulgação e o incremento de adesões, que já contam com mais de 60 mil pessoas em todo o concelho de Sintra. Também em divulgação esteve o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis.
No próximo sábado, o palco da festa será o Jardim da Anta, com as comemorações do Dia Mundial da Criança. Neste caso, além da divulgação dos projetos ambientais em desenvolvimento, os SMAS de Sintra vão promover diversas atividades de educação e sensibilização ambiental, com destaque para a dinamização do puzzle sobre o Ciclo Urbano da Água, entre as 11h00 e as 18h00. No período da tarde, entre as 14h30 e as 17h30, serão realizadas pinturas faciais, com a palhaça Patanisca a sensibilizar para as questões da preservação do Planeta, ao mesmo tempo que efetua uma pintura facial ou corporal, que tanto pode ser uma mera gota de água no rosto, no braço ou numa perna e até um trabalho mais elaborado, como a “Princesa Gota d’Água”, “o Pirata dos Ecopontos nunca navegados” ou o “Super-Torneira”.