Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e o Gabinete Médico Veterinário Municipal (Sítio dos Animais de Sintra) vão desenvolver ações conjuntas de sensibilização para o bem-estar animal, reforçando a parceria que se traduziu na cedência de 20 contentores de recolha de resíduos, que se encontravam já inoperacionais, e ganharam nova vida como “camas” para cães. A primeira atividade vai decorrer no próximo sábado, 23 de outubro, na Oficina da Ciência, situada na Ribeira de Sintra, um polo de divulgação científica e tecnológica que passou, recentemente, para a gestão dos SMAS de Sintra.

Com periodicidade mensal, as atividades conjuntas SMAS de Sintra/Gabinete Médico Veterinário Municipal, denominadas de “Amigos (para) sempre!”, visam sensibilizar para o bem-estar de animais de companhia, mas também promover a adoção consciente e responsável de cães e gatos que se encontram no Sítio dos Animais de Sintra à espera de uma família. Durante a realização das atividades, estará presente um animal para potencial adoção.

No próximo sábado, das 10h00 às 13h00, a iniciativa vai centrar-se na sensibilização para as 5 necessidades de bem-estar animal, que, no fundo, sintetizam as condições a que os animais devem estar expostos em termos de instalações, para além, naturalmente, da proteção em relação a dor, sofrimento, trauma ou doença.

Até ao final do ano, a atividade “Amigos (para) sempre!” voltará ao espaço dos SMAS, na Ribeira de Sintra, no próximo dia 13 de novembro, abordando a linguagem corporal de cães e gatos, e a 11 de dezembro, sensibilizando para a temática da comida natural e alimentos perigosos.

Os SMAS de Sintra e o Sítio dos Animais estão, ainda, a avaliar outras parcerias como o desenvolvimento de iniciativas no âmbito do projeto municipal “Rebrincar”, com vista a dar vida nova a vários objetos, através da construção de brinquedos, camas ou abafos com recurso a materiais reutilizáveis.

Recorde-se que, recentemente, os SMAS de Sintra cederam 20 contentores de recolha de resíduos, que se encontravam já inoperacionais, ao Sítio dos Animais, para que os mesmos ganhassem nova vida como “camas” para cães. Destinadas especialmente aos animais que se encontram em quarentena, aquando da sua entrada no canil, estas ‘camas’ são bastantes resistentes e adaptam-se a cães de grande ou pequeno porte, apresentando ainda como vantagem o facto de serem fáceis de desinfetar.

Situado na estrada que liga a Portela a Mem Martins (Avenida Almirante Gago Coutinho), o Gabinete Médico Veterinário é a estrutura municipal que promove e coopera em ações de preservação e promoção do bem-estar animal. Acolhendo algumas centenas de animais, desenvolvem iniciativas de adoção responsável de animais de estimação, cães e gatos, onde se pode encontrar ‘um amiguinho’ de quatro patas para toda a vida.

A comemorar o 75.º aniversário, os SMAS de Sintra querem assumir-se, cada vez mais, como “a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”.

Atualizado a 20/10/2021