No Dia Mundial da Educação Ambiental (26 de janeiro), os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) reafirmam o seu compromisso de continuar a desenvolver ações nesta área sensível da política ambiental do município de Sintra, enquanto corresponsáveis pela Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental. Assente em cinco eixos temáticos (Economia Circular, Ciclo Urbano da Água, Ciclo Urbano dos Resíduos, Energia Renovável, Proteção Animal, Natureza, Mar e Serra), esta estratégia tem por objetivo a proteção dos recursos ambientais e humanos, visando contribuir para uma mudança de comportamentos, sensibilizar e consciencializar a comunidade em geral, em particular as gerações mais novas, para as questões ambientais e de valorização do território.
No âmbito das suas atribuições, abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos, os SMAS de Sintra disponibilizam à comunidade educativa, assim como a instituições de cariz social, diversas atividades de educação e sensibilização ambiental. No primeiro mês de 2024, mais de 700 crianças, de escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância, participaram em ações ligadas à Economia Circular, com particular enfoque na reutilização de resíduos urbanos.
Em destaque, ao longo deste mês, estiveram também atividades que sensibilizam para a necessidade de preservação de um recurso cada vez mais escasso: a água. A EB n.º 2 de Mira Sintra recebe esta sexta-feira, no dia em que assinala a educação ambiental à escala planetária, a atividade “Cristalina”, em que os mais pequenos são sensibilizados para esta temática. A atividade envolveu, ao longo de dois dias (23 e 26), uma centena e meia de crianças. Nesta escola, para o mesmo universo de alunos, o ano começou com a realização de sessões do Playnetário, que consiste em cinema imersivo, com a exibição de filmes “O Super Salvador” e “Água, o Recurso mais Valioso”.
Além da realização de ações da “Cristalina” em escolas de Aruil e Lameiras, os SMAS de Sintra dinamizaram a atividade “Tornar a Economia Circular” no Jardim de Infância de Montelavar e na EB1/JI do Casal da Barota (Freguesia de Belas), para cerca de 120 crianças, que foram sensibilizadas para a reutilização de resíduos para a produção de novos materiais, nomeadamente de carácter lúdico (como o tradicional Jogo do Galo), como meio de preservação do ambiente.
A EB 1 do Casal do Cotão, na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, foi palco da atividade “Dr.ª Coruja vai à escola”, que mobilizou 220 participantes. Através da demonstração do voo de aves de rapina, uma diurna e outra noturna, os petizes tiveram oportunidade de estabelecer contacto direto com alguns exemplares, enquanto eram explicadas as principais características destes animais, numa atividade que procurou sensibilizar para a sua importância no equilíbrio do ecossistema e para o risco de extinção de algumas espécies devido à ameaça do homem.
Para o mês de fevereiro, os SMAS de Sintra já têm agendadas diversas atividades, também para cerca de 700 crianças, que variam entre as ações “Aprender a Separar” e “Separar é Divertido”, mas que arranca com as sempre cativantes pinturas faciais relativas às questões ambientais, em que a palhaça “Patanisca” sensibiliza para as questões da preservação do Planeta.
Para além das atividades de educação e sensibilização ambiental a dinamizar nos estabelecimentos de ensino, que podem ser consultadas em https://www.smas-sintra.pt/sensibilizacao-ambiental/, os SMAS de Sintra vão reforçar, ainda este ano, o seu protagonismo neste domínio, com a inauguração do Museu da Água e Resíduos, no polo museológico atualmente denominado de Espaço SMAS da Ribeira de Sintra. Um novo equipamento que, certamente, contribuirá para a mudança de comportamentos de várias gerações em prol de um melhor Ambiente.