No âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira, que este ano se assinala entre 16 e 24 de setembro, o Município de Sintra vai apoiar a realização de duas ações de limpeza: no dia 20, às 10h00, no Bairro da Tabaqueira (Rio de Mouro); e no dia 22, pelas 16h00, no Cabo da Roca (Colares). À semelhança do que vai suceder um pouco por todo o país, sob a égide da Fundação Oceano Azul, estas iniciativas pretendem sensibilizar para a problemática do lixo marinho e mobilizar a sociedade civil para a realização de ações concretas no terreno, em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água. Nos últimos quatro anos, as diversas iniciativas envolveram a participação de mais de 300 organizações, num total de 625 ações, com o envolvimento de 18.600 voluntários, que recolheram mais de 122 toneladas de resíduos.

Em Sintra, com a organização da Câmara Municipal e o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra), o primeiro evento está agendado para a próxima quarta-feira, dia 20, a partir das 10h00, tendo como palco o Bairro da Tabaqueira. Com o propósito de tornar o bairro mais limpo, os voluntários vão ser desafiados a contribuir para um espaço público mais agradável e sensibilizados de que os resíduos, quando descartados no chão, podem acabar por ser conduzidos para as sarjetas e, por essa via, chegarem aos rios e, por fim, ao oceano, com consequências nefasta ao nível dos ecossistemas marinhos. O evento conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Tabaqueira e Fundação Aga Khan.

Na sexta-feira, dia 22, pelas 16h00, o Dia Internacional de Limpeza Costeira é assinalado no Cabo da Roca, com uma ação que, para além da limpeza do local, “onde a terra se acaba e o mar começa”, vai permitir dar a conhecer o projeto de erradicação de espécies exóticas invasoras, em particular o chorão-das praias, da responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas-Parque Natural de Sintra-Cascais. Para além dos SMAS de Sintra, a ação conta com o apoio da Junta de Freguesia de Colares e do grupo Lactalis, cujos funcionários vão participar em regime de voluntariado. Em 2022, a iniciativa contou com a presença ativa de meia centena de ativistas ambientais que, em poucas horas, efetuaram a recolha de 7.500 pontas de cigarros (beatas) e cerca de 25 quilos de outro tipo de lixo, como plástico e metal, papel/cartão e resíduos elétricos e eletrónicos.

A inscrição nas duas ações de limpeza, que podem ser efetuadas até à véspera, estão disponíveis em:

Inscrições para a ação de limpeza no Bairro da Tabaqueira

Inscrições para a ação de limpeza no Cabo da Roca 

 

Atualizado a 15/09/2023