Prossegue a bom ritmo a renovação de contentorização na Serra das Minas, na freguesia de Rio de Mouro, uma intervenção a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que abrange a instalação de um total de 195 contentores enterrados, divididos por 44 pontos de deposição.
Representando um investimento dos SMAS de Sintra de mais de 550 mil euros, a nova contentorização na Serra das Minas vai traduzir-se num aumento de 187.000 litros na capacidade de deposição indiferenciada e de 227.200 litros ao nível da recolha seletiva, por se tratarem de equipamentos que variam entre os cinco e os três metros cúbicos, a que se soma um acréscimo de 21 equipamentos.
Para além de aumentarem a capacidade de deposição, os novos contentores vão contribuir para um melhor ambiente urbano, com benefícios em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, e de redução da ocupação do espaço público.
A instalação dos novos contentores está a decorrer na sequência da empreitada de remodelação da rede de abastecimento da Serra das Minas, que se encontra em fase de conclusão e representou um investimento de 1 milhão e 900 mil euros.
Até meados deste mês, já foram instalados 160 novos contentores, em 35 locais de deposição, com as mais recentes intervenções a terem lugar nas avenidas João de Deus (três pontos de deposição) e Fernando Pessoa e nas ruas dos Penedos Gordos, Barbosa du Bocage, Ferreira de Castro e Florbela Espanca.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.