Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra finalizaram a empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água, na Rinchoa (freguesia de Rio de Mouro), que abrangeu as avenidas das Olaias, Acácias, Choupos, Plátanos, Laranjeiras e envolventes.

A intervenção representou um investimento de 681.085,95 euros, substituindo as condutas em fibrocimento que, devido à fadiga do material, eram palco de várias roturas, com origem no Reservatório Elevado das Mercês. Com esta obra, foram reformuladas as áreas de influência ao nível do abastecimento de água, com a zona alta a passar a ser abastecida a partir do Reservatório Elevado das Mercês e a zona baixa, através de um prolongamento da rede, a partir de uma derivação da conduta de diâmetro 160 mm proveniente dos reservatórios Apoiado das Mercês e da Rinchoa. Foi remodelada ainda a conduta DN300 que abastece a zona alta da Rinchoa, instalada na Avenida das Acácias.

A empreitada contemplou também o desvio da conduta adutora DN 600 para o Caminho de Fitares, em vez da implantação no arruamento pedonal e escadarias entre a Estrada Marquês de Pombal e a Rua da Reserva Botânica, já que a sua localização causava significativos constrangimentos aquando de trabalhos de reparação, nomeadamente na circulação pedonal. Finalmente foi executado um coletor pluvial na Avenida das Olaias, que permitiu separar a rede de drenagem pluvial da doméstica, no cruzamento da avenida das Acácias com a das Olaias.

A obra beneficiou mais de 20 mil pessoas, com a reformulação das zonas de influência a desempenhar um importante papel na sustentabilidade da rede de abastecimento de água e na qualidade do serviço de distribuição, contribuindo para a redução significativa de perdas de água.

 

       

 

Os SMAS de Sintra são o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, durante o triénio 2019/2021, mais de 50 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Atualizado a 23/10/2020